Desafios do ensino remoto para surdos no período da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7485Parole chiave:
Política de Educação, Surdos, Pandemia da COVID-19Abstract
Com a chegada da Pandemia da COVID-19 ao Ceará, o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) viu-se em uma situação desafiadora para garantir o acesso e a permanência dos educandos por meio do ensino remoto. Este o artigo objetiva analisar os desafios no processo de escolarização dos estudantes surdos, do sexto ano, do ICES, no ensino remoto, no período da pandemia, em 2020. O percurso metodológico foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e do relato de experiência de umas das autoras do artigo, enquanto professora surda do ICES. Observou-se que para desenvolver uma nova forma de ensino que contribuísse para a formação da identidade, da cidadania e para a garantia do direito à educação aos surdos, foi necessária a parceria entre comunidade escolar, família e Estado. Ademais, espera-se que esta pesquisa possibilite novos caminhos a outros pesquisadores e docentes juntos aos alunos surdos.
Metriche
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