Desafios do ensino remoto para surdos no período da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7485Keywords:
Política de Educação, Surdos, Pandemia da COVID-19Abstract
Com a chegada da Pandemia da COVID-19 ao Ceará, o Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) viu-se em uma situação desafiadora para garantir o acesso e a permanência dos educandos por meio do ensino remoto. Este o artigo objetiva analisar os desafios no processo de escolarização dos estudantes surdos, do sexto ano, do ICES, no ensino remoto, no período da pandemia, em 2020. O percurso metodológico foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e do relato de experiência de umas das autoras do artigo, enquanto professora surda do ICES. Observou-se que para desenvolver uma nova forma de ensino que contribuísse para a formação da identidade, da cidadania e para a garantia do direito à educação aos surdos, foi necessária a parceria entre comunidade escolar, família e Estado. Ademais, espera-se que esta pesquisa possibilite novos caminhos a outros pesquisadores e docentes juntos aos alunos surdos.
Metrics
References
A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das Acesso em: 27 jul. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br. Acesso em: 02 ago. 2021.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 ago. 2021.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 27 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 27 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº de 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 27 jul. 2021.
BEHRING, Elaine. Fundamentos de Política Social. In: MOTA, A. E. et al. (orgs.). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez, 2006.
CUNHA, Ana. Deficiência como expressão da questão social. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 141, p. 303-321, maio/ago. 2021.
DAMASCENO, João Carlos Bittencourt; ASSUMPÇÃO, Douglas Junio Fernandes. Uma reflexão da educação especial a partir das políticas públicas educacionais brasileiras. Revista@ mbienteeducação, v. 13, n. 2, p. 216-231, 2020.
FERNANDES, Sueli; MOREIRA, Laura Ceretta. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, p. 51-69, 2014.
IAMAMOTO, Marilda. A questão social no capitalismo. Temporalis, Rio de Janeiro: ABEPSS, n. 3, ano 2, jan./jun. 2001.
IAMAMOTO, Marilda. Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil. Revista Em Pauta: teoria social e realidade contemporânea, n. 21, p. 117-140, 2008.
INSTITUTO Cearense de Educação de Surdos comemora 55 anos com alunos e ex-alunos. Secretaria de Educação do Ceará, Ceará, 04 abr. 2016. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2016/04/04/ices-comemora-seus-55-anos-com-mais-de-150-alunos-e-ex-alunos-surdos/. Acesso em: 10 ago. 2021.
KASSAR, Mônica. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011.
LACERDA, Cristina. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cadernos Cedes, v. 19, n. 46, p. 68-80, 1998.
MAIOR, Izabel. História, conceito e tipos de deficiência. In: Textos de apoio. Programa Estadual de Prevenção e Combate à violência contra as pessoas com deficiência. São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2015. Disponível em: http://violenciaedeficiencia.sedpcd.sp.gov.br/pdf/textosApoio/Texto1.pdf. Acesso em: 4 set. 2021.
NEVES, Lidia. Saiba o que é lockdown. Ou: por que suspender atividades. [S. l.], 17 mar. 2020. Disponível em: https://coronavirus.ufes.br/conteudo/saiba-o-que-e-lockdown-ou-por-que-suspender-atividades. Acesso em: 3 ago. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Recomendações sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. Orientações provisórias, 5 de junho de 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/332293/WHO-2019-nCov-IPC_Masks-2020.4-por.pdf. Acesso em: 4 ago. 2021.
SOUZA, Pedro. Educação de surdos no brasil: uma narrativa histórica. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47071. Acesso em: 31 jul. 2021.
STROBEL, Karin Lilian. A visão histórica da in (ex) clusão dos surdos nas escolas. ETD-Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 245-254, jun. 2006.
VARELA, Renata Cristina Bertolozzi; OLIVER, Fátima Corrêa. A utilização de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, p. 1773-1784, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 GPOSSHE notebooks
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.