Formação Superior Militar:

A Inserção da Mulher Estrangeira na Escola Naval

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16755

Parole chiave:

Escola Naval; Formação Superior Militar; Inserção da Mulher Estrangeira; Migração Temporária.

Abstract

A Escola Naval recebeu, em 2021, a primeira mulher estrangeira da Namíbia para a formação superior militar. O objetivo deste artigo é analisar o que essa jovem estudante e migrante experimentou na (con)vivência diária, bem como suas dificuldades de adaptação à cultura local, à barreira linguística e à vida acadêmica e militar. Este estudo é de abrangência qualitativa e a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Em relação as análises e discussão resultando da entrevista podemos destacar os seguintes óbices e desafios iniciais: o desconhecimento do que seria o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro; a barreira da língua, pois não falava o português, importante para a sua vida social e escolar; dedicar-se a ultrapassar a sua timidez, em especial no relacionamento com os demais discentes; e ser acolhida pelo ecossistema da instituição, visto que está distante há mais de três anos seus parentes e amigos.

Biografia autore

Hercules Guimarães Honorato, Marinha do Brasil, Rio de Janeiro

Professor e militar aposentado. Ex-Professor da Escola Superior de Guerra e da Escola Naval, Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Educação. Especialista em Gestão Internacional, MBA em Logística e Docência do Ensino Superior. Bacharel em Ciências Navais com habilitação em Administração pela Escola Naval.  Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Direitos Humanos - GPEDH do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso do Sul (IFMS).

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Pubblicato

2025-12-08

Come citare

HONORATO, H. G. Formação Superior Militar: : A Inserção da Mulher Estrangeira na Escola Naval. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/16755. Acesso em: 15 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos