Desenvolvendo inclusão e cooperação através do Goalball nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.13940Parole chiave:
Goalball; Educação Física; Escola; Inclusão; Cooperação.Abstract
Este artigo foi elaborado com base em um Projeto de Intervenção, realizado como requisito da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, inserido em um programa de pós-graduação em esporte escolar. Seu objetivo foi desenvolver valores de inclusão e cooperação por meio do Goalball nas aulas de Educação Física. A execução do projeto foi direcionada a estudantes, nos níveis do 6° ao 9° ano, de uma instituição de ensino pública, visando aprimorar suas atitudes colaborativas no ambiente escolar. Quanto aos resultados obtidos com os alunos, é relevante notar que eles experimentaram de forma marcante as atividades do projeto, se mantiveram engajados no Goalball e também demonstraram empatia para com seus colegas. Essas ações, que visavam melhorar os valores entre os estudantes, deveriam ser implementadas de forma consistente na rotina educacional, já que a conscientização sobre a diversidade e o estímulo à colaboração entre colegas são de extrema importância.
Metriche
Riferimenti bibliografici
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS. CBDV. Goalball. 2022. Disponível em: https://www.cbdv.org.br/modalidades/goalball. Acesso em: 30/08/2023.
MAIA, Francisco Eraldo da Silva; SANTIAGO, Joselita da Silva; PEREIRA, João Marcos Saturnino; ESTÁCIO, Virgílio da Silva; LIMA, Ramon Wescley Girão. Memórias e reflexões sobre a desvalorização da educação física na escola brasileira. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 1–12, 2019. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v1i3.3580.
SEBASTIÃO, Luciane Lima; FREIRE, Elisabete dos Santos. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v.12, n° 3, p. 1-12, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i3.6766.
SOUZA, Symon Tiago Brandao de; PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; VENÂNCIO, Luciana. Alunos(as) com necessidades educacionais especiais na Educação Física Escolar: relatos de experiências de um professor-pesquisador. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. 1-26, 2022. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.e48178.
VAGO, Tarcísio Mauro. O esporte na escola e o esporte da escola, da negação radical para uma relação de tensão permanente: Um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Ano III, nº 5, p. 4-17, 1996.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.