O uso das novas tecnologias anos iniciais:
entre escritas e cálculos
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11794Parole chiave:
Ludicidade; Gamificação; Ensino Fundamental; Novas tecnologias.Abstract
A proposta deste artigo, inicia-se na disciplina de tecnologia I e II do mestrado em Novas tecnologias e ganha a sala de aula em formato de sequência didática, destinada aos alunos do quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta de promover a escrita e cálculos nas séries iniciais origina-se nas demandas de nossa própria realidade de trabalho em sala de aula. O professor generalista, que no âmbito da SME/RJ e de outras prefeituras necessita atuar com diversas demandas. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo propor uma sequência didática mediada por novas tecnologias digitais para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Assim o uso de tirinhas e jogos para construção de textos foi o recurso utilizado para trabalhar esta seara da Língua Portuguesa. E os Jogos digitais como o Kahoot e Liveworksheets, se fizeram necessários para dinamizar as aulas que envolviam demandas matemáticas básicas. Entre os referenciais teóricos pode-se destacar: Zuge (2018); Benedites, Dutra e Miquelin (2022); Alves (2016); Wang (2020) e Barbosa et al. (2021). Dessa forma, a proposta atingiu resultados positivos dentro dos grupos de estudantes, promovendo um maior interesse dentro dessas disciplinas tão caras ao primeiro segmento.
Metriche
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