Transtorno do espectro autista – TEA:

Desafios e possibilidades para os professores

Autori

  • Talita de Fátima Souza Araújo Universidade Federal do Maranhão
  • Maria de Fátima Sousa Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11789

Parole chiave:

Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Escolar; Ensino por Equidade.

Abstract

A inclusão de alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na escola, demanda cuidados especiais, e a formação docente é fundamental, pois a inclusão não se limita à matrícula do aluno. Este texto é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que analisou a inclusão dos alunos com TEA numa escola em Pinheiro/MA. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Participaram vinte docentes que trabalham com inclusão, para construção dos dados adotou-se um questionário semiestruturado/semiaberto, analisando-os à luz da técnica de Análise de Conteúdo. Entre os teóricos que fundamentam o trabalho, destaca-se: (Bardin,2011; 1979), (Gil, 2002), (Battisti; Poletto, 2015), (Borges, 2021). Concluiu-se que existe diferentes compreensões e metodologias entre os profissionais participantes, implicando às vezes no distanciamento da realidade dos alunos, sendo necessário mais embasamento teórico para trabalhar pedagogicamente na perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar e assim promover um ensino com equidade aos alunos com TEA.

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Biografie autore

Talita de Fátima Souza Araújo , Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do Curso de Licenciaturas em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA / Campus- Pinheiro.

Maria de Fátima Sousa Silva , Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Campus Rio Claro SP); Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campus/Caxias; Departamento de Educação.

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Pubblicato

2023-11-17

Come citare

SOUZA ARAÚJO , T. de F.; SOUSA SILVA , M. de F. Transtorno do espectro autista – TEA:: Desafios e possibilidades para os professores. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11789. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11789. Acesso em: 20 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos