Presencial ao online:
metodologias na educação a distância durante e após pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11786Parole chiave:
Pandemia; Metodologia; Educação a Distância.Abstract
Com o advento da pandemia global, a educação enfrentou desafios significativos, levando instituições de ensino a se adaptarem rapidamente para garantir a continuidade do processo educacional. Nesse contexto, a transição do ensino presencial para o online se tornou uma realidade para milhões de estudantes e professores em todo o mundo. Este artigo examina as práticas metodológicas adotadas na Educação a Distância (EAD) durante e após o período da pandemia, com o objetivo de analisar como as instituições de ensino se adaptaram às mudanças abruptas e os impactos dessas mudanças na qualidade da educação atual. Primeiramente, será abordado os desafios enfrentados pelos educadores ao migrar do ensino presencial para o online, incluindo questões relacionadas à infraestrutura tecnológica, acessibilidade e desigualdades socioeconômicas. Em seguida, serão apresentadas as diferentes abordagens metodológicas utilizadas para tornar o ensino a distância mais eficiente e efetivo. A metodologia utilizada no estudo baseia- se em pesquisa bibliográfica.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, Outras pedagogias. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
BRASIL. Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei 9.394/96, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p. 27833-27841.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan/jun 2011.
CONFORTO, Debora; VIEIRA, M. C. Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica. Latin American Journal of Computing, v. II, p. 43-54, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: Educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
JUNIOR, V. B. A., MONTEIRO, J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. ISSN 2675-1291| DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011 Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.
LANDIM, C. M. das M. P. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1997.
MARIA, Alana. Um cortejo pela liberdade de fé. Disponível em: <https://caririrevista.com.br/caminhada-defesa-liberdade-religiosa-cariri/>. Acesso em: 01 agosto 2023.
MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Publicado em YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
PRADO, Rosane Aparecida do Prado. PRADO, Marta Lenise do. REIBNITZ, Kenya, Schimdt. Desvelando o significado da avaliação no ensino por competência para enfermeiros educadores. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2012 jan/mar;14(1):112-21.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.