Fios que entrelaçam trajetórias de vidas:
narrativas de docentes da EJA do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11782Parole chiave:
Trajetória docente; EJA; Narrativas.Abstract
Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado em Educação realizado na Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como objetivo compreender as trajetórias de vida de educadoras/es que atuam nos Centros de Educação de Jovens e Adultos – CEJAs do Ceará, as razões para o ingresso na docência e os fatores que contribuíram para a construção do sujeito educador. O estudo procurou dar visibilidade às narrativas de trajetórias docentes, fazendo o uso de entrevistas narrativas. Como fundamento teórico temos os estudos Nóvoa (1992), Huberman (2000) e Tardif e Raymond (2000) ao afirmar que diversas fases da vida da "pessoa professor" exercem uma forte ação influenciadora na prática docente. Como resultados, identificamos narrativas que carregam histórias únicas, mas que, simultaneamente, são permeadas como fios entrelaçados de um novelo, por uma variedade de contextos, memórias e identidades. Essas narrativas, quando emaranhadas, resultaram em composições que expressam representações, significados e conhecimentos.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra,
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2008.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.31-62.
MORESI, Eduardo et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, n. 24, p. 5, 2003.
NÓVOA, António. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. 2004. Disponível em https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4816/1/8575161121_1_11.pdf Acesso em 23 de julho de 2023.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & sociedade, v. 21, p. 209-244, 2000.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.