Alfabetização Científica no Ensino de Ciências em Boa Vista/RR

Autori

  • Jacqueline Samantha Garcia Cavalcante Universidade Estadual de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11778

Parole chiave:

Hábitos de higiene; Sequência didática; Ciências.

Abstract

O objetivo do trabalho foi avaliar a sequência didática aplicada no processo de Alfabetização Científica dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental I, na proposta higiene corporal em uma escola municipal de Boa Vista/RR. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa executado a partir da aplicação de uma sequência didática com 23 alunos. Diante do diagnóstico por meio das observações e aplicação das atividades, foi possível identificar a construção do conhecimento ao levantar os questionamentos, onde os alunos foram conduzidos para uma mudança de ações a um reconhecimento da importância da higiene, o que se percebeu ao finalizar as atividades propostas. Através do desenvolvimento desta pesquisa originou-se o produto educacional caderno de atividades, Brincando com a Higiene. Este poderá ser utilizado pelos professores da rede municipal de ensino nas aulas de Ciências e arte, afim de trazer a importância da utilização de metodologias diferenciadas.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Jacqueline Samantha Garcia Cavalcante , Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima. Atualmente é professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Boa Vista/RR.

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira , Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Biodiversidade e Conservação. Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciências.  

Riferimenti bibliografici

AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, Edições Técnicas, 2000.

BIZZO, Nélio. Mais Ciência no Ensino Fundamental: Metodologia de Ensino em Foco. São Paulo: Brasil, 2009.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017.

CHASSOT, Áttico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 6 ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciência. São Paulo: Cortez, 1990.

FRACALANZA, Hilário; AMARAL, Ivan Amorosino do; GOUVEIA, Mariley Simões Flória. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KRASILCHIK, Myriam. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: USP, 1987.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, Florianópolis v. 10, n. esp. p. 37-45. 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC-ABRASCO, 1994.

NORRIS, Stephen; PHILLIPS, Linda. How Literacy in Its fundamental sense is central to Scientific Literacy. Edmonton: Science Education, 2003.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas; LOPES JUNIOR, Jair. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 208-238. 2015.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2008.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77. 2011.

SASSERON, Lúcia Helena; DUSCHL, Richard Allan. Ensino de ciências e as práticas epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 52-67. 2016.

SASSERON, Lúcia Helena; SILVA, Maíra Batistoni e. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, n. especial, p. 1-20. 2021.

SOARES, Eliana Maria do Sacramento; LHULLIER, Cristina. Ambientes não-formais de aprendizagem e a formação do professor de ciências. In: Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 5., 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: CINFE, 2010. p. 1-16.

ZIKMUND, William G. Business research methods. 5 ed. Fort Worth, TX: Dryden, 2000.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-11-17

Come citare

GARCIA CAVALCANTE , J. S.; SALDANHA DE OLIVEIRA , S. K. Alfabetização Científica no Ensino de Ciências em Boa Vista/RR. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11778. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11778. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos