Proposta didática do Teorema de Pitágoras na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel

Autori

  • Maria Eliane de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Paulo Cezar Moreira https://orcid.org/0000-0002-9000-0375
  • Paulo Cezar Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Scarlett O’Hara Costa Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0381-0063

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11776

Parole chiave:

Teorema de Pitágoras; Teoria de David Ausubel; Aprendizagem Significativa.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar a concepção e implementação do tópico de Geometria na visão da teoria pedagógica de Ausubel, como uma proposta didática para o do Teorema de Pitágoras por meio da Aprendizagem Significativa. Para o alcance do objetivo, foram estruturados os tópicos referentes à história do matemático Pitágoras, a teoria pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel, demonstrações do teorema de Pitágoras e aplicações do teorema de Pitágoras na perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e exploratória. Dessa forma, constatou-se que as principais conclusões resultantes da experimentação da proposta didática, os benefícios da metodologia de Aprendizagem Significativa no desenvolvimento da geometria, também no desenvolvimento de competências e no desempenho dos estudantes, não só motivam a aprendizagem, mas também motivam o aluno para compreenderem outras teorias da geometria.

Metriche

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Biografie autore

Maria Eliane de Moura , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Paulo Cezar Moreira

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2023); Graduação em Pedagogia pela FAVENI (2023) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2021).

Paulo Cezar Moreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Ciências Matemática  pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus Caucaia). 

Scarlett O’Hara Costa Carvalho , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pedagoga. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus Caucaia). Professora efetiva da Rede Municipal de Guaiúba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/ UECE).

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Pubblicato

2023-11-17

Come citare

DE MOURA , M. E.; MOREIRA , P. C.; COSTA CARVALHO , S. O. Proposta didática do Teorema de Pitágoras na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11776. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11776. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos