A Educação Estética no feminino:
contribuições da Arte cearense de Nice Firmeza
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11774Parole chiave:
Educação Estética; Feminino; Arte; Nice Firmeza.Abstract
Defende-se a Educação Estética como possibilidade de uma educação da sensibilidade, considerando que a formação docente carece de práticas educativas pautadas na arte como ação mediadora. O estudo analisa as implicações da Educação Estética na formação de professores, tendo a arte e a sensibilidade da artista cearense Nice Firmeza como mediação didático-pedagógica. Trata-se de uma pesquisa-formação, pautada nos estudos de Lisita (2006) e na abordagem colaborativa de acordo com Ibiapina (2008), bem como da oralidade por meio das entrevistas. Os resultados expuseram uma seara de pesquisas e estudos pouco explorados na formação de professores; revelou a linguagem da arte como mediação didático-pedagógica para o debate em sala de aula. Considerou-se o contraponto ao utilitarismo competitivo e a meritocracia que a cada dia demarcam seus espaços na sociedade atual.
Metriche
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