A professora Maria Gonçalves da Rocha Leal (1899-1980) e a educação normal rural no Ceará:
uma pesquisa inicial
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11771Parole chiave:
Professora Maria Gonçalves; História de vida; Educação Normal Rural.Abstract
Este artigo tem como objeto de estudo a vida da professora Maria Gonçalves da Rocha Leal, pioneira na educação normal rural no Brasil. A problemática de pesquisa gira em torno de três eixos: seu contexto vivencial, sua história de vida e, por fim, sua atuação profissional. O objetivo geral é estudar a história de vida dessa referida professora, no afã de encontrar as múltiplas relações entre aspectos de contexto vivencial, história pessoal e atuação profissional. Os referenciais teóricos advêm de estudos sobre vidas de professores e biografias. A metodologia consiste em pesquisa biográfica, tanto em relatos escritos, como imagens e textos autorais da professora. A pesquisa tem resultado no achado de fontes variadas sobre a sua história de vida, especialmente uma entrevista completa e um livro publicado por um parente, demonstrando novos caminhos de pesquisa.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Francisco Ari de. A prática da leitura, o exemplo e a educação moral na escola primária. Revista Inter-Ação, Goiás, v. 43, n. 1, set. 2018.
ARAÚJO, Fátima Maria Leitão. Mulheres letradas e missionárias da luz: Ideal de formação nas Escolas Normais Rurais do Ceará (1930-1960). Fortaleza: EdUECE/ Edições UFC, 2014.
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Tecendo relações entre a disciplina de didática, a universidade e o contexto escolar. Educação e Linguagem, v. 20, n. 2, 5-14, jul.- dez. 2017.
AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto. Pelos caminhos rurais: cenários curriculares. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2002.
CARVALHO, Francismar Alex Lopes de. O conceito de representações coletivas de Roger Chartier. Revista Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 143-165, 2005.
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem e Teatro das sombras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. São Paulo, v. 5, n.11, 1991, p. 173-190.
FIALHO, Lia Machado Fiúza et. al. (Orgs). (Auto)Biografias e formação docente. Fortaleza: EdUECE, 2015.
JUCÁ, Gizafran Nazareno Mota. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Fortaleza: Premius, 2011.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: Urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
LOPES, Tania Maria Rodrigues. Uma história de instituições escolares e formação de professoras no Cariri (1923 a 1960): o Colégio Santa Teresa de Jesus e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte em perspectiva histórico-comparada. Fortaleza: UFC (Tese de Doutorado), 2015.
NÓVOA, António et. al. Vidas de professores. Porto (Portugal): Porto Editora, 2013.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
TUCHMAN, Barbara. A prática da história. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
WERTHEIN, Jorge e BORDENAVE, Juan Díaz (Orgs.). Educação rural no Terceiro Mundo: experiências e novas alternativas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
XAVIER, Antonio Roberto. Joana Paula de Moraes: história, memória e trajetórias educativas (1900-1963). Fortaleza: UFC (Tese de Doutorado), 2014.
XAVIER, Maria do Carmo (org.). Clássicos da educação brasileira, v. 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.