A Influência da Família e Escola na Formação Identitária da Criança Quilombola
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11770Parole chiave:
Educação antirracista; Construção identitária; Criança quilombola.Abstract
O presente artigo busca fazer uma reflexão acerca da construção identitária da criança quilombola. Seu objetivo é perceber a relação entre família e escola enquanto disseminadora de tradições. A parceria dessas duas esferas ajudará a criança a fortalecer sua cultura, sua autoaceitação de si e defender seu povo que por muito tempo foi estereotipado. A metodologia dar-se-á por uma pesquisa documental e bibliográfica, com análise dos documentos vigentes para Educação Escolar Quilombola. Como suporte teórico serão abordados os estudos de Munanga (2005), Custódio e Foster (2019) Silva (2002), Leidens (2018), que versam caminhos e ações conjuntas na construção de valores, respeito e pluralidade de ideias que é fundamental para a vida em cidadania como também para as interações sociais que formam a identidade da criança negra. Trabalhar essa temática em consonância com a escola e a família resulta na aceitação do seu fenotípico negro e valorização do eu e do outro, pois uma educação antirracista e para as relações étnico-raciais deve iniciar na escola, depois ultrapassar seus muros levando conhecimento através de ações socializadoras com todos que compõe o espaço escolar.
Metriche
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