Adolescentes e projeto de nação

normativas nacionais para o desenvolvimento educacional (1971-1982)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10174

Parole chiave:

Adolescentes; Ensino; Lei nº. 5.692/1971; Pareceres.

Abstract

A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 que, de uma forma geral, instituiu a organização do ensino escolar em fundamental e de segundo grau, com a obrigatoriedade em qualificar para o trabalho, novos documentos foram criados para atender a referida legislação. Selecionado os pareceres: Parecer nº. 853/71; Parecer nº. 45/72; Parecer nº. 339/72 e Parecer n° 346/72, produzidos entre 1971 e 1972, este texto tem como objetivo analisar os referidos documentos com o objetivo de identificar quais as concepções sobre ensino e adolescentes apresentado pelos mesmos.

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Biografia autore

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Estadual do Centro-oeste-UNICENTRO

Professor colaborador no departamento de história da Universidade Estadual do Centro-oeste-Unicentro, Doutor em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Relações de Gênero e Família LABGEF-UDESC. Pesquisador sobre estudos de gênero, infâncias e ensino de história.

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Pubblicato

2023-03-12

Come citare

ZALUSKI, J. L. Adolescentes e projeto de nação: normativas nacionais para o desenvolvimento educacional (1971-1982). Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10174. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10174. Acesso em: 14 apr. 2025.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo