Adolescentes e projeto de nação

normativas nacionais para o desenvolvimento educacional (1971-1982)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10174

Keywords:

Adolescentes; Ensino; Lei nº. 5.692/1971; Pareceres.

Abstract

A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 que, de uma forma geral, instituiu a organização do ensino escolar em fundamental e de segundo grau, com a obrigatoriedade em qualificar para o trabalho, novos documentos foram criados para atender a referida legislação. Selecionado os pareceres: Parecer nº. 853/71; Parecer nº. 45/72; Parecer nº. 339/72 e Parecer n° 346/72, produzidos entre 1971 e 1972, este texto tem como objetivo analisar os referidos documentos com o objetivo de identificar quais as concepções sobre ensino e adolescentes apresentado pelos mesmos.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Jorge Luiz Zaluski, Universidade Estadual do Centro-oeste-UNICENTRO

Professor colaborador no departamento de história da Universidade Estadual do Centro-oeste-Unicentro, Doutor em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Relações de Gênero e Família LABGEF-UDESC. Pesquisador sobre estudos de gênero, infâncias e ensino de história.

References

CHERVEL, A.; COMPÈRE, M. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 149-170, jul./dez. 1999.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Paz e Terra, 2º Ed, 2015.

GHIRALDELLI JR, P. Filosofia da educação. São Paulo; Ática, 2006.

GROPPO, L. A. Introdução à sociologia da juventude. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

KREUTZ L; MALIKOSKI, A. Nacionalização do ensino e o processo escolar entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 20, n. 1, p. 164-181, jan./abr. 2015.

MENDONÇA, N. J. A. A Humanização na Pedagogia de Paulo freire. Dissertação em Educação (168fls), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

MOTTA, R. P.S. A modernização autoritário-conservadora nas universidades e a influência da cultura política. In: MOTTA, Rodrigo Patto Sá; REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo. (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. 1ed.Rio de Janeiro: Zahar, 2014, v. 1, p. 48-65.

PROST, A. Razões e efeitos da sistematização do ensino. Reflexões sobre o modelo de ensino francês. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 151–162, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643817.

SETTON, M. G. J.; RATIER, R. P. A escola republicana francesa frente às exigências da lógica econômica: qual democracia? Entrevista com André D. Robert . Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 539-556, abr./jun. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016420200201

SCOTT, A. S. V. História da infância, da juventude e da família: que caminhos percorrer?. In: CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini; CESAR, Tiago da Silva; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; SCOTT, Ana Silvia Volpi. (Org.). História das Crianças no Brasil Meridional. 2ed.São Leopoldo (RS): Oikos/ Editora Unisinos, 2020, v. 1, p. 14-34.

Published

2023-03-12

How to Cite

ZALUSKI, J. L. Adolescentes e projeto de nação: normativas nacionais para o desenvolvimento educacional (1971-1982). GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10174. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10174. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Fluxo Contínuo