Adolescentes e projeto de nação
normativas nacionais para o desenvolvimento educacional (1971-1982)
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10174Palabras clave:
Adolescentes; Ensino; Lei nº. 5.692/1971; Pareceres.Resumen
A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692, de 11 de agosto de 1971 que, de uma forma geral, instituiu a organização do ensino escolar em fundamental e de segundo grau, com a obrigatoriedade em qualificar para o trabalho, novos documentos foram criados para atender a referida legislação. Selecionado os pareceres: Parecer nº. 853/71; Parecer nº. 45/72; Parecer nº. 339/72 e Parecer n° 346/72, produzidos entre 1971 e 1972, este texto tem como objetivo analisar os referidos documentos com o objetivo de identificar quais as concepções sobre ensino e adolescentes apresentado pelos mesmos.
Métricas
Citas
CHERVEL, A.; COMPÈRE, M. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 149-170, jul./dez. 1999.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Paz e Terra, 2º Ed, 2015.
GHIRALDELLI JR, P. Filosofia da educação. São Paulo; Ática, 2006.
GROPPO, L. A. Introdução à sociologia da juventude. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
KREUTZ L; MALIKOSKI, A. Nacionalização do ensino e o processo escolar entre imigrantes poloneses no Rio Grande do Sul. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 20, n. 1, p. 164-181, jan./abr. 2015.
MENDONÇA, N. J. A. A Humanização na Pedagogia de Paulo freire. Dissertação em Educação (168fls), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
MOTTA, R. P.S. A modernização autoritário-conservadora nas universidades e a influência da cultura política. In: MOTTA, Rodrigo Patto Sá; REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo. (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. 1ed.Rio de Janeiro: Zahar, 2014, v. 1, p. 48-65.
PROST, A. Razões e efeitos da sistematização do ensino. Reflexões sobre o modelo de ensino francês. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 151–162, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643817.
SETTON, M. G. J.; RATIER, R. P. A escola republicana francesa frente às exigências da lógica econômica: qual democracia? Entrevista com André D. Robert . Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 539-556, abr./jun. 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016420200201
SCOTT, A. S. V. História da infância, da juventude e da família: que caminhos percorrer?. In: CARDOZO, José Carlos da Silva; SILVA, Jonathan Fachini; CESAR, Tiago da Silva; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt; SCOTT, Ana Silvia Volpi. (Org.). História das Crianças no Brasil Meridional. 2ed.São Leopoldo (RS): Oikos/ Editora Unisinos, 2020, v. 1, p. 14-34.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.