Apontamentos para a educação

os desafios do ensino sobre o método em Marx em um contexto pós-moderno

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10095

Parole chiave:

Educação, Pós-modernidade, Karl Marx, Método dialético, Crise

Abstract

O artigo apresenta alguns apontamentos sobre o ensino diante da agenda pós-moderna, difusa na educação, detidamente sobre o ensino universitário sobre o método marxiano em relação à pesquisa na sociedade de classes. Tratamos de problematizar o tempo presente e os desafios do ensino do método de Marx em um contexto epistemológico empobrecido e de crise internacional do capital.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografia autore

Jean Paulo Pereira de Menezes, PNPD/CAPES/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS

Pós-doutorando em Educação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) - CAPES -UEMS. Graduado em História, mestre em História e doutor em Ciências Sociais

Riferimenti bibliografici

BACON, Francis. Novum Organum. 2.ed. Trad. José Aloísio Reis de Andrade. São Paulo: Abril cultural, 1973.

BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira. Estamos tratando da luta de classes e da revolução? A apropriação do marxismo pelo GT trabalho e educação da ANPEd Sul. 2022. Orientador: Alessandro Melo. 173 p. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Programa de Pós-Graduação em Educação, Guarapuava – PR, 2022.

DESCARTES, René. Meditações. Tradução de Maria Ermantina Galvão. Ed. São Paulo:

DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Tradução de Dulce de Oliveira Amarante dos Santos. São Paulo; Bauru: EDUSC, 2003.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução e notas de Fernando Costa Matos. 4 ed. - Petrópolis, RJ:Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa; 12 ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

Martins Fontes, 2000.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e o socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845- 1846). Supervisão editorial, Leandro Konder; tradução de Rubens Erderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano – São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. vol. 1.

MARX, Karl. O método da economia política. In: Introdução de 1857. Publicado com tradução bilíngue de Fausto Castilho. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 30, pp. 103-125, 2010.

MARX, Karl. Posfácio à segunda edição de O capital, 1873. In: O Capital: crítica da economia política. Volume 1: O processo de produção do capital. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares, 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folheto Informativo/Saúde digital. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y. Acesso em: 2 de set. de 2022.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. 3°d. São Paulo: Instituto Lukács, 2016.

##submission.downloads##

Pubblicato

2023-02-05

Come citare

MENEZES, J. P. P. de. Apontamentos para a educação: os desafios do ensino sobre o método em Marx em um contexto pós-moderno. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10095. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10095. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo