Apontamentos para a educação
os desafios do ensino sobre o método em Marx em um contexto pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10095Keywords:
Educação, Pós-modernidade, Karl Marx, Método dialético, CriseAbstract
The article contains some comments on teaching in the face of the postmodern agenda that is pervasive in education, particularly on university teaching of Marx's method in relation to research in class society. We attempt to problematize the current times and the challenges of teaching Marx's method in an impoverished epistemological context and the international crisis of capital.
Metrics
References
BACON, Francis. Novum Organum. 2.ed. Trad. José Aloísio Reis de Andrade. São Paulo: Abril cultural, 1973.
BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira. Estamos tratando da luta de classes e da revolução? A apropriação do marxismo pelo GT trabalho e educação da ANPEd Sul. 2022. Orientador: Alessandro Melo. 173 p. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Programa de Pós-Graduação em Educação, Guarapuava – PR, 2022.
DESCARTES, René. Meditações. Tradução de Maria Ermantina Galvão. Ed. São Paulo:
DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Tradução de Dulce de Oliveira Amarante dos Santos. São Paulo; Bauru: EDUSC, 2003.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução e notas de Fernando Costa Matos. 4 ed. - Petrópolis, RJ:Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa; 12 ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
Martins Fontes, 2000.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e o socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845- 1846). Supervisão editorial, Leandro Konder; tradução de Rubens Erderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano – São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. vol. 1.
MARX, Karl. O método da economia política. In: Introdução de 1857. Publicado com tradução bilíngue de Fausto Castilho. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 30, pp. 103-125, 2010.
MARX, Karl. Posfácio à segunda edição de O capital, 1873. In: O Capital: crítica da economia política. Volume 1: O processo de produção do capital. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1996.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares, 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folheto Informativo/Saúde digital. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y. Acesso em: 2 de set. de 2022.
TONET, Ivo. Educação contra o capital. 3°d. São Paulo: Instituto Lukács, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 GPOSSHE notebooks
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.