Apontamentos para a educação

os desafios do ensino sobre o método em Marx em um contexto pós-moderno

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10095

Keywords:

Educação, Pós-modernidade, Karl Marx, Método dialético, Crise

Abstract

The article contains some comments on teaching in the face of the postmodern agenda that is pervasive in education, particularly on university teaching of Marx's method in relation to research in class society. We attempt to problematize the current times and the challenges of teaching Marx's method in an impoverished epistemological context and the international crisis of capital.

 

 

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Jean Paulo Pereira de Menezes, PNPD/CAPES/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS

Pós-doutorando em Educação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) - CAPES -UEMS. Graduado em História, mestre em História e doutor em Ciências Sociais

References

BACON, Francis. Novum Organum. 2.ed. Trad. José Aloísio Reis de Andrade. São Paulo: Abril cultural, 1973.

BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira. Estamos tratando da luta de classes e da revolução? A apropriação do marxismo pelo GT trabalho e educação da ANPEd Sul. 2022. Orientador: Alessandro Melo. 173 p. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Programa de Pós-Graduação em Educação, Guarapuava – PR, 2022.

DESCARTES, René. Meditações. Tradução de Maria Ermantina Galvão. Ed. São Paulo:

DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Tradução de Dulce de Oliveira Amarante dos Santos. São Paulo; Bauru: EDUSC, 2003.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução e notas de Fernando Costa Matos. 4 ed. - Petrópolis, RJ:Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa; 12 ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

Martins Fontes, 2000.

MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e o socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845- 1846). Supervisão editorial, Leandro Konder; tradução de Rubens Erderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano – São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. vol. 1.

MARX, Karl. O método da economia política. In: Introdução de 1857. Publicado com tradução bilíngue de Fausto Castilho. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 30, pp. 103-125, 2010.

MARX, Karl. Posfácio à segunda edição de O capital, 1873. In: O Capital: crítica da economia política. Volume 1: O processo de produção do capital. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares, 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folheto Informativo/Saúde digital. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y. Acesso em: 2 de set. de 2022.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. 3°d. São Paulo: Instituto Lukács, 2016.

Published

2023-02-05

How to Cite

MENEZES, J. P. P. de. Apontamentos para a educação: os desafios do ensino sobre o método em Marx em um contexto pós-moderno. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10095. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10095. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Fluxo Contínuo