Apontamentos para a educação
os desafios do ensino sobre o método em Marx em um contexto pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10095Palabras clave:
Educação, Pós-modernidade, Karl Marx, Método dialético, CriseResumen
El artículo presenta algunos apuntes sobre la docencia frente a la agenda posmoderna, difundida en la educación, en particular sobre la docencia universitaria sobre el método marxista en relación a la investigación en la sociedad de clases. Intentamos problematizar la actualidad y los desafíos de la enseñanza del método de Marx en un contexto epistemológico empobrecido y de crisis internacional del capital.
Métricas
Citas
BACON, Francis. Novum Organum. 2.ed. Trad. José Aloísio Reis de Andrade. São Paulo: Abril cultural, 1973.
BUCZEK, Yohana Graziely de Oliveira. Estamos tratando da luta de classes e da revolução? A apropriação do marxismo pelo GT trabalho e educação da ANPEd Sul. 2022. Orientador: Alessandro Melo. 173 p. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Programa de Pós-Graduação em Educação, Guarapuava – PR, 2022.
DESCARTES, René. Meditações. Tradução de Maria Ermantina Galvão. Ed. São Paulo:
DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Tradução de Dulce de Oliveira Amarante dos Santos. São Paulo; Bauru: EDUSC, 2003.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução e notas de Fernando Costa Matos. 4 ed. - Petrópolis, RJ:Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa; 12 ed. - Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
Martins Fontes, 2000.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e o socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845- 1846). Supervisão editorial, Leandro Konder; tradução de Rubens Erderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano – São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. vol. 1.
MARX, Karl. O método da economia política. In: Introdução de 1857. Publicado com tradução bilíngue de Fausto Castilho. Revista Crítica Marxista, São Paulo, n. 30, pp. 103-125, 2010.
MARX, Karl. Posfácio à segunda edição de O capital, 1873. In: O Capital: crítica da economia política. Volume 1: O processo de produção do capital. Trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1996.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares, 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folheto Informativo/Saúde digital. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=16&isAllowed=y. Acesso em: 2 de set. de 2022.
TONET, Ivo. Educação contra o capital. 3°d. São Paulo: Instituto Lukács, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.