Considerações sobre a expansão capitalista para o semiárido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7615

Palabras clave:

Trabalho, Semiárido, Expansão capitalista

Resumen

Este trabalho procura entender a formação e os aspectos humanos e sociais que compõem o semiárido, traçando, sob um viés antropológico, um esboço do que é o semiárido, que engloba a maior parte do território nordestino, realizando uma discussão que possibilite a compreensão do local no imaginário social. O sertão nordestino abriga milhões de indivíduos, sendo um território rico em cultura e costumes com características próprias bem diversas de outras regiões e que nas últimas décadas tem recebido transformações agudas em suas relações de trabalho. Utilizando a abordagem marxista é possível acompanhar as transformações locais e suas relações com o global em um momento em que se alargam as fronteiras econômicas, com o capitalismo e a globalização moldando a rotina das pessoas, mesmo nos lugares mais remotos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Erlene Pereira Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará e Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará.

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Cea´ra (UFC), Especialista em História do Brasil, Administrador na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Citas

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2015.

ARAÚJO, Tânia Bacelar. Desenvolvimento regional do Brasil. In: O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje. Rio de Janeiro: Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Públicas para o desenvolvimento; Banco do Nordeste, 2009.

BALDIJÃO, Carlos Eduardo; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. A educação no governo Lula. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.

BAPTISTA, Naidison de Quintella; CAMPOS, Carlos Humberto. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido. In: Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schroeder(org). Brasília-DF: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/ REDEgenteSAN / Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, 2013.

BARBOSA, Erlene Pereira; MACIEL, Paulo Henrique Freitas; SOUSA, Ana Carmita Bezerra de; SILVA, Wagner Pires da. Relações capitalistas no semiárido: uma nova fronteira de expansão do capital. In: IV Semana de Economia Política – Os Desafios do Brasil para o século XXI: Economia, sociedade e Meio Ambiente. Viès, 2018. Anais (on-line). Fortaleza: Viès, 2018. Disponível em https://viessep.wixsite.com/semanaeco2018/anais. Acessado em 02/08/2021.

BUARQUE, Cristovam. Nordeste: Quinhentos anos de descobertas. In: Brasil: um século de transformação. Org.: Ignacy Sachs, Joge Wilheim e Paulo Sérgio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

FARIAS, Airton de. História do Ceará. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012.

FERNANDES, Florestan. Introdução. In: Contribuição à crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

FRAZER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Editora Boitempo, 2020.

FURTADO, Celso. O Nordeste: reflexões sobre uma política alternativa de desenvolvimento. In: O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje. Rio de Janeiro: Contraponto / Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Públicas para o desenvolvimento / Banco do Nordeste, 2009.

GARCIA, Carlos. O que é Nordeste brasileiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

HARVEY, David. O Novo Imperialismo. São Paulo: Ed. Loyola, 2005.

IANNI, Octavio. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2004.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MARX, Karl. O capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

MENEZES, Djacir. O outro Nordeste. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018.

NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PEREIRA, Eugênia da Silva. Educação contextualizada e convivência com o semiárido: lutas, conquistas e desafios. In: Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schroeder(org). Brasília-DF: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/ REDEgenteSAN / Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, 2013.

PEREIRA JUNIOR, Edilson Alves. Espaço, industrialização e acumulação capitalista: uma abordagem para o Nordeste e o Ceará. In: Mercator: Revista de Geografia da UFC. Fortaleza, Ano 02, N° 04, p. 65 –76, 2003. Disponível em http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/151/120. Acessado em 22/07/2021.

QUEIRÓZ, Manuel Abílio de. Semiárido brasileiro: uma análise das potencialidades e das competências para seu desenvolvimento. Parcerias Estratégicas. Brasília/DF, v.14, n.29, p.129-144, jul./dez. 2009.

SANTOS, Angêla Maria Medeiros M.; CORRÊA, Abidack Raposo; ALEXIM, Flávia Menna Barreto; PEIXOTO, Gabriel Barros Tavares. Deslocamentos de empresas para os estados do Ceará e da Bahia: o caso da indústria calçadista. BNDES Setorial. Rio de Janeiro, n. 15, p. 63-82, mar. 2002. Disponível em https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2599?mode=full. Acessado em 15/07/2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas/SP: Autores Associados, 2013.

SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semiárido. In: Sociedade e Estado. Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/P7t9S99gxSqYsNbSDVHLc9k/abstract/?lang=pt. Acessado em 02/08/2021.

SILVA, Antonia Almeida. Democracia e democratização da educação: primeiras aproximações a partir da teoria do valor. In: A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Wagner Pires; MACIEL, Paulo Herinque Freitas; SOUZA, Ana Carmita Bezerra. Educação e trabalho em tempos de precarização. In: Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n.1, p. 153-161, abr. 2019. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27688. Acessado em 10/08/2021.

SILVA, Wagner Pires da. As ações de extensão na construção de uma universidade sertaneja. 2016. 135f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

Publicado

2022-01-11

Cómo citar

PEREIRA BARBOSA, E.; PIRES DA SILVA, W. Considerações sobre a expansão capitalista para o semiárido. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7615. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7615. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia