Escola do Campo e Agricultura Sustentável: uma via contra hegemônica
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7502Palabras clave:
Agricultura Sustentável, Contra Hegemonia, Educação do CampoResumen
A problemática da degradação ambiental vem se tornando cada vez mais evidente diante da contínua exploração do ser humano. As secas e os desastres ambientais são consequências do abuso do modo de produção capitalista, que no meio rural é identificado no agronegócio, na monocultura e no uso de agrotóxicos provindos da chamada Revolução Verde. Diante disso, a agricultura sustentável vem como uma categoria de contraposição à hegemonia do capital. Por isso, objetivo principal deste artigo é demonstrar o funcionamento da agricultura sustentável, assim como evidenciar a importância de seu debate ser realizado no chão das escolas do campo.
Métricas
Citas
CALDART, R. S. Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Aula Inaugural do semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral, realizada em 9 de março 2020. (não publicado).
EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2. ed. Guaíba: Agropecuária, 1999.
FONTANA, J. Introdução ao estudo da História Geral. Bauru: Edusc, 2000.
GRAZIANO NETO, F. Questão Agrária e Ecologia: crítica da moderna agricultura. 3. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.
LUZZARDI, R. do E. S. Educação Ambiental: sustentáculo para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v.17, jul. a dez., 2006.
MALLMANN, A.; CARNIATTO, I.; PLEIN, C. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PONTO DE VISTA DAS CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA DO CAMPO. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V. 15, n° 1: 44-61, 2020.
PINHEIRO, M. H. D. Meio Ambiente e Agricultura: rumo a uma agricultura sustentável. Monografia (Especialização em Agronegócio) - Departamento de Economia Rural e Extensão, Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 29-36. 2005.
ROSA, A. V. Agricultura e meio ambiente. 6. ed. São Paulo: Atual Ed., 1998.
SERRA, M. de. Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável. Disponível em: http://www.race.ie.ufrj.br.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.