Escola do Campo e Agricultura Sustentável: uma via contra hegemônica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7502

Keywords:

Agricultura Sustentável, Contra Hegemonia, Educação do Campo

Abstract

A problemática da degradação ambiental vem se tornando cada vez mais evidente diante da contínua exploração do ser humano. As secas e os desastres ambientais são consequências do abuso do modo de produção capitalista, que no meio rural é identificado no agronegócio, na monocultura e no uso de agrotóxicos provindos da chamada Revolução Verde. Diante disso, a agricultura sustentável vem como uma categoria de contraposição à hegemonia do capital. Por isso, objetivo principal deste artigo é demonstrar o funcionamento da agricultura sustentável, assim como evidenciar a importância de seu debate ser realizado no chão das escolas do campo.

Metrics

Metrics Loading ...

References

CALDART, R. S. Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Aula Inaugural do semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral, realizada em 9 de março 2020. (não publicado).

EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2. ed. Guaíba: Agropecuária, 1999.

FONTANA, J. Introdução ao estudo da História Geral. Bauru: Edusc, 2000.

GRAZIANO NETO, F. Questão Agrária e Ecologia: crítica da moderna agricultura. 3. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.

LUZZARDI, R. do E. S. Educação Ambiental: sustentáculo para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v.17, jul. a dez., 2006.

MALLMANN, A.; CARNIATTO, I.; PLEIN, C. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PONTO DE VISTA DAS CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ESCOLA DO CAMPO. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, V. 15, n° 1: 44-61, 2020.

PINHEIRO, M. H. D. Meio Ambiente e Agricultura: rumo a uma agricultura sustentável. Monografia (Especialização em Agronegócio) - Departamento de Economia Rural e Extensão, Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, p. 29-36. 2005.

ROSA, A. V. Agricultura e meio ambiente. 6. ed. São Paulo: Atual Ed., 1998.

SERRA, M. de. Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável. Disponível em: http://www.race.ie.ufrj.br.

Published

2021-12-30

How to Cite

ANDRADE MENDES, A. R.; PEDRO DE LIMA SANTOS, J.; AIRES DE AVILA, M. Escola do Campo e Agricultura Sustentável: uma via contra hegemônica. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7502. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7502. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia