A educação como arma contra o obscurantismo
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.2316Resumen
O texto aqui apresentado fez uma análise do modo pelo qual se constituiu um projeto educacional para a sociedade burguesa em seus primórdios. Esse projeto era fundamental na luta pela efetivação da nova sociedade, que procurava superar o obscurantismo medieval por meio, entre outros, da formação de indivíduos com conhecimentos de rudimentos das ciências e, para tanto, era preciso aprender a ler, fazer operações matemáticas e conhecer as leis da natureza. Para a burguesia ascendente, o conhecimento científico foi instrumento para a formação de pessoas capazes de melhor se conduzirem em meio às novas relações sociais, negando as antigas instituições feudais e fundando as novas instituições burguesas. Desse modo, foram resgatados aspectos do pensamento de Marx, Engels, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Michel de Montaigne e Condorcet. Entre os elementos abordados que deram forma à linha de reflexão para este artigo, o caráter histórico da educação, o processo de mudanças imanente à formação humana e a perspectiva de que a educação transformadora deve compor um projeto de sociedade foram definidos como fulcrais ao melhor entendimento da constituição da educação burguesa como instrumento de transformação da sociedade. A conclusão apontou para a mudança na abordagem da educação, pela burguesia, conforme mudou também sua posição histórica: como classe social revolucionária, a educação compunha um projeto de transformação, porém, uma vez sedimentada a sociedade capitalista burguesa, a educação tornou-se conservadora e dedicada à formação e qualificação profissional, despida de seus elementos transformadores.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.