A educação como arma contra o obscurantismo
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.2316Abstract
O texto aqui apresentado fez uma análise do modo pelo qual se constituiu um projeto educacional para a sociedade burguesa em seus primórdios. Esse projeto era fundamental na luta pela efetivação da nova sociedade, que procurava superar o obscurantismo medieval por meio, entre outros, da formação de indivíduos com conhecimentos de rudimentos das ciências e, para tanto, era preciso aprender a ler, fazer operações matemáticas e conhecer as leis da natureza. Para a burguesia ascendente, o conhecimento científico foi instrumento para a formação de pessoas capazes de melhor se conduzirem em meio às novas relações sociais, negando as antigas instituições feudais e fundando as novas instituições burguesas. Desse modo, foram resgatados aspectos do pensamento de Marx, Engels, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Michel de Montaigne e Condorcet. Entre os elementos abordados que deram forma à linha de reflexão para este artigo, o caráter histórico da educação, o processo de mudanças imanente à formação humana e a perspectiva de que a educação transformadora deve compor um projeto de sociedade foram definidos como fulcrais ao melhor entendimento da constituição da educação burguesa como instrumento de transformação da sociedade. A conclusão apontou para a mudança na abordagem da educação, pela burguesia, conforme mudou também sua posição histórica: como classe social revolucionária, a educação compunha um projeto de transformação, porém, uma vez sedimentada a sociedade capitalista burguesa, a educação tornou-se conservadora e dedicada à formação e qualificação profissional, despida de seus elementos transformadores.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 GPOSSHE notebooks
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.