“Escola Sem Partido” e a negação dos clássicos: trabalho educativo e formação humana em debate
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1521Resumen
O objetivo do artigo é discutir a relação entre trabalho educativo e formação humana por meio da apropriação pelos indivíduos daquilo que a Pedagogia Histórico-Crítica denomina de conteúdos clássicos. Além disso, trata-se de apontar como o projeto “Escola Sem Partido” impacta na formação crítica dos sujeitos ao defender uma perspectiva negativa sobre a transmissão desses conteúdos. Pelo viés materialista histórico e dialético, indicam-se em suas linhas básicas, em primeiro lugar, os fundamentos da relação entre o trabalho educativo e a formação humana. Em seguida, trata-se de analisar, em linhas gerais, o projeto “Escola Sem Partido”. No terceiro momento, explicitam-se aspectos do “Escola Sem Partido” que indicam a negação, por parte do projeto, do acesso aos conteúdos clássicos, fundamentais para a formação dos seres humanos em suas máximas possibilidades.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.