Pressupostos ontológicos do Ser educador

contribuições da formação contra-hegemônica para a emancipação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9797

Palavras-chave:

Ser educador, Ontologia, Emancipação Humana, Formação Contra-Hegemônica

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos pressupostos do fazer educacional que caracterizam ontologicamente o Ser que educa numa perspectiva da formação contra-hegenômica para a emancipação humana. Parte das categorias trabalho, como atividade que manifesta a essência do humano e fundante do ser social; a docência, enquanto aspecto da atuação profissional e que se constitui objetivamente na formação humana; e, a práxis educativa, como sendo a expressão consciente da relação teoria-prática. As análises, dada o contexto das relações sociais de produção capitalista, partiram de interpretações fundamentadas na abordagem marxista de educação, tendo o materialismo histórico e dialético como método de estudo no qual apontou que: 1) o Ser que se revela no educador é resultado da práxis contra-hegemônica; e, 2) a formação humana está na essencialidade do ato de educar.

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Biografia do Autor

Sávio Silva Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Especialização em Docência Universitária pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Antonio Marcondes dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará. Colaborador nos grupos de pesquisa GPOSSHE - Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana, UECE - e GEM - Grupo de Estudos Marxistas, UFC.

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Publicado

2023-01-03

Como Citar

VASCONCELOS, S. S.; PEREIRA, A. M. dos S. Pressupostos ontológicos do Ser educador: contribuições da formação contra-hegemônica para a emancipação humana. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9797. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9797. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo