Ensino de História

análise de documentos orientadores da prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9215

Palavras-chave:

Disciplina de História, Documentos Oficiais, Prática Pedagógica, Ensino de História, Currículo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar como o ensino de História está situado nos documentos oficiais, a fim de compreender as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica desta disciplina na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa documental, em que as fontes de análise foram: o Currículo Básico do Paraná (1990) e as Diretrizes Curriculares do Paraná: História (2008). Nesse movimento analítico, foi obtido como resultado que o primeiro documento é oriundo de um processo de democratização do país posterior às imposições da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), logo o documento fomenta pressupostos da cidadania e dos movimentos sociais, que tentam buscar uma prática educativa emancipatória. Por outro lado, nas Diretrizes, notou-se uma concepção pedagógica voltada para a lógica do capital e o ensino de História enquanto uma disciplina de um cunho pulverizado e subjetivista.

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Biografia do Autor

Bruno Henrique de Santana, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Paraná (2014). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História. Tem interesse nos seguintes temas: ensino de história, teoria e metodologia da história, história da educação, anarquismos e estudos foucaultianos.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Professora visitante do Programa de de Pós-Graduação em Educação Científica e Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGECID/UFRB) e Professora permanente do Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP).

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Publicado

2022-10-19

Como Citar

HENRIQUE DE SANTANA, B. .; MORAES, S. P. G. de. Ensino de História: análise de documentos orientadores da prática pedagógica. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9215. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9215. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo