Memória e História no ensino de Inglês

depoimentos de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9207

Palavras-chave:

Memórias, Professora, Língua Estrangeira, Ensino de Inglês

Resumo

Este estudo é parte constituinte de uma dissertação de mestrado que versa sobre as memórias da professora Nilza Fernandes de Souza expondo as dificuldades no ensino de língua estrangeira na década de 1960, tecendo um paralelo com a atualidade. Demonstra-se que o processo de aprendizagem de Inglês é um procedimento difícil e moroso no Brasil pelo fato de não haver políticas públicas de incentivo ao conhecimento de uma língua estrangeira no país. Esse descaso do poder público reflete-se com maior veemência em crianças, jovens e adultos de baixa renda pela falta de oportunidades, acentuando as desigualdades sociais. O estudo se justifica pela importância e maior exigência do conhecimento de Inglês no atual cenário mundial globalizado e também pelas dificuldades de acesso para o domínio e uso desta língua estrangeira pelos brasileiros, adversidade que se apresenta ao longo da história da educação do país sem que haja mudanças significativas neste cenário. Trata-se, na verdade, de mais um processo de exclusão social, de discriminação das classes socioeconômicas mais baixas que não tem acesso às escolas de idiomas por não poderem pagar por elas.

 

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Biografia do Autor

Thais Jussara de Oliveira Guedes Isidro, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutoranda em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra em Educação (UFPB), Psicopedagoga (FIP0, Pedagoga (MAGSUL). Atua como Orientadora Escolar e Professora do Ensino Fundamental e Superior.

Charliton José dos Santos Machado , Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, lotado no Departamento de Metodologia da Educação - DME no Centro de Educação/CE. Investigador Convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve/Portugal (https://cead.ualg.pt/site/investigadores-convidados/). Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal (2021).

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SOUZA, Nilza Fernandes de. Entrevista. Mamanguape, 31 outubro 2017.

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

ISIDRO , . . T. J. de O. G. .; MACHADO , C. J. dos S. Memória e História no ensino de Inglês: depoimentos de uma professora. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9207. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9207. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos