Breve relato histórico do coordenador pedagógico e seus relacionamentos interpessoais na escola
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9205Palavras-chave:
Coordenador Pedagógico, Desenvolvimento, Relações, EscolaResumo
Falaremos neste trabalho sobre o coordenador pedagógico. Traçando para isso um paralelo entre a sua reta histórica, desde o período Jesuíta, até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as necessidades de interação interpessoais que estão atreladas ao cargo. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura, amparada para isso em inúmeros autores, que vão um a um nos mostrando como foi a evolução e a consolidação enquanto profissional indiscutível dentro do ambiente escolar, uma vez que este é o servidor que mais se relaciona com os diversos grupos que compõem o ambiente escolar, tentando sempre aparar as arestas que por ventura possam surgir de tais interações, para que assim o clima escolar fique propício para a aprendizagem.
Métricas
Referências
BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 1 ago. 2022.
BRASIL. Lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961: Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:<http://www6.senado.g ov.br/ legislação/ListaTextoIntegral.action?id=75529.htm>. Acesso em: 5 ago. 2022.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.Disponível em: Acesso em: 03 de out.2022.
CARDOZO, Carolina Garcia. SILVA, Leticia Oliveira. A Importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Interbio, v.8 n.2, jul./dez. 2014.
GIACAGLIA, L. R. A.; PENTEADO, W. M.A. Orientação educacional na prática: princípios, histórico, legislação, técnicas, instrumentos. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A Orientação Educacional: Conflito de paradigmas e alternativas para a Escola. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
HORTA, Patrícia Rossi Torralba. Identidades em jogo: o duplo mal-estar das professoras e das coordenadoras pedagógicas do ensino fundamental I na constante construção dos seus papéis. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MASSUCATO, Muriele. Qual o papel do coordenador nas relações interpessoais? Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1257/qu al-o-papel-do-coordenador-nas-relações-interpessoais>. Acesso em: 6 de ago. 2022.
PIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico: limites e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
SILVA, Ana Paula dos Santos e. A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileira. 2013. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (especialização coordenação escolar) – Universidade de Brasília Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Brasília, 2013.
VENAS, R. F. A transformação da coordenação pedagógica ao longo das décadas de 1980 e 1990. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos […]. São Cristóvão, SE: EDUCON, set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.