Considerações sobre a expansão capitalista para o semiárido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7615

Palavras-chave:

Trabalho, Semiárido, Expansão capitalista

Resumo

Este trabalho procura entender a formação e os aspectos humanos e sociais que compõem o semiárido, traçando, sob um viés antropológico, um esboço do que é o semiárido, que engloba a maior parte do território nordestino, realizando uma discussão que possibilite a compreensão do local no imaginário social. O sertão nordestino abriga milhões de indivíduos, sendo um território rico em cultura e costumes com características próprias bem diversas de outras regiões e que nas últimas décadas tem recebido transformações agudas em suas relações de trabalho. Utilizando a abordagem marxista é possível acompanhar as transformações locais e suas relações com o global em um momento em que se alargam as fronteiras econômicas, com o capitalismo e a globalização moldando a rotina das pessoas, mesmo nos lugares mais remotos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erlene Pereira Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará e Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará.

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Cea´ra (UFC), Especialista em História do Brasil, Administrador na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Referências

ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2015.

ARAÚJO, Tânia Bacelar. Desenvolvimento regional do Brasil. In: O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje. Rio de Janeiro: Contraponto; Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Públicas para o desenvolvimento; Banco do Nordeste, 2009.

BALDIJÃO, Carlos Eduardo; TEIXEIRA, Zuleide Araújo. A educação no governo Lula. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.

BAPTISTA, Naidison de Quintella; CAMPOS, Carlos Humberto. Educação contextualizada para a convivência com o semiárido. In: Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schroeder(org). Brasília-DF: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/ REDEgenteSAN / Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, 2013.

BARBOSA, Erlene Pereira; MACIEL, Paulo Henrique Freitas; SOUSA, Ana Carmita Bezerra de; SILVA, Wagner Pires da. Relações capitalistas no semiárido: uma nova fronteira de expansão do capital. In: IV Semana de Economia Política – Os Desafios do Brasil para o século XXI: Economia, sociedade e Meio Ambiente. Viès, 2018. Anais (on-line). Fortaleza: Viès, 2018. Disponível em https://viessep.wixsite.com/semanaeco2018/anais. Acessado em 02/08/2021.

BUARQUE, Cristovam. Nordeste: Quinhentos anos de descobertas. In: Brasil: um século de transformação. Org.: Ignacy Sachs, Joge Wilheim e Paulo Sérgio Pinheiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

FARIAS, Airton de. História do Ceará. Fortaleza: Armazém da Cultura, 2012.

FERNANDES, Florestan. Introdução. In: Contribuição à crítica da Economia Política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

FRAZER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. São Paulo: Editora Boitempo, 2020.

FURTADO, Celso. O Nordeste: reflexões sobre uma política alternativa de desenvolvimento. In: O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje. Rio de Janeiro: Contraponto / Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Públicas para o desenvolvimento / Banco do Nordeste, 2009.

GARCIA, Carlos. O que é Nordeste brasileiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

HARVEY, David. O Novo Imperialismo. São Paulo: Ed. Loyola, 2005.

IANNI, Octavio. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2004.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1986.

MARX, Karl. O capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

MENEZES, Djacir. O outro Nordeste. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018.

NETO, Lira. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

PEREIRA, Eugênia da Silva. Educação contextualizada e convivência com o semiárido: lutas, conquistas e desafios. In: Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social. Irio Luiz Conti e Edni Oscar Schroeder(org). Brasília-DF: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS/ REDEgenteSAN / Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS / Editora IABS, 2013.

PEREIRA JUNIOR, Edilson Alves. Espaço, industrialização e acumulação capitalista: uma abordagem para o Nordeste e o Ceará. In: Mercator: Revista de Geografia da UFC. Fortaleza, Ano 02, N° 04, p. 65 –76, 2003. Disponível em http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/151/120. Acessado em 22/07/2021.

QUEIRÓZ, Manuel Abílio de. Semiárido brasileiro: uma análise das potencialidades e das competências para seu desenvolvimento. Parcerias Estratégicas. Brasília/DF, v.14, n.29, p.129-144, jul./dez. 2009.

SANTOS, Angêla Maria Medeiros M.; CORRÊA, Abidack Raposo; ALEXIM, Flávia Menna Barreto; PEIXOTO, Gabriel Barros Tavares. Deslocamentos de empresas para os estados do Ceará e da Bahia: o caso da indústria calçadista. BNDES Setorial. Rio de Janeiro, n. 15, p. 63-82, mar. 2002. Disponível em https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2599?mode=full. Acessado em 15/07/2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas/SP: Autores Associados, 2013.

SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semiárido. In: Sociedade e Estado. Brasília, v. 18, n. 1/2, p. 361-385, jan./dez. 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/se/a/P7t9S99gxSqYsNbSDVHLc9k/abstract/?lang=pt. Acessado em 02/08/2021.

SILVA, Antonia Almeida. Democracia e democratização da educação: primeiras aproximações a partir da teoria do valor. In: A teoria do valor em Marx e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, Wagner Pires; MACIEL, Paulo Herinque Freitas; SOUZA, Ana Carmita Bezerra. Educação e trabalho em tempos de precarização. In: Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n.1, p. 153-161, abr. 2019. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27688. Acessado em 10/08/2021.

SILVA, Wagner Pires da. As ações de extensão na construção de uma universidade sertaneja. 2016. 135f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

PEREIRA BARBOSA, E.; PIRES DA SILVA, W. Considerações sobre a expansão capitalista para o semiárido. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7615. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7615. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia