A educação como arma contra o obscurantismo

Autores

  • Vilson Aparecido da Mata

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.2316

Resumo

O texto aqui apresentado fez uma análise do modo pelo qual se constituiu um projeto educacional para a sociedade burguesa em seus primórdios. Esse projeto era fundamental na luta pela efetivação da nova sociedade, que procurava superar o obscurantismo medieval por meio, entre outros, da formação de indivíduos com conhecimentos de rudimentos das ciências e, para tanto, era preciso aprender a ler, fazer operações matemáticas e conhecer as leis da natureza. Para a burguesia ascendente, o conhecimento científico foi instrumento para a formação de pessoas capazes de melhor se conduzirem em meio às novas relações sociais, negando as antigas instituições feudais e fundando as novas instituições burguesas. Desse modo, foram resgatados aspectos do pensamento de Marx, Engels, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Michel de Montaigne e Condorcet. Entre os elementos abordados que deram forma à linha de reflexão para este artigo, o caráter histórico da educação, o processo de mudanças imanente à formação humana e a perspectiva de que a educação transformadora deve compor um projeto de sociedade foram definidos como fulcrais ao melhor entendimento da constituição da educação burguesa como instrumento de transformação da sociedade. A conclusão apontou para a mudança na abordagem da educação, pela burguesia, conforme mudou também sua posição histórica: como classe social revolucionária, a educação compunha um projeto de transformação, porém, uma vez sedimentada a sociedade capitalista burguesa, a educação tornou-se conservadora e dedicada à formação e qualificação profissional, despida de seus elementos transformadores.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

MATA, V. A. da. A educação como arma contra o obscurantismo. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 96–111, 2019. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i1.2316. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/2316. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

A ciência diante do obscurantismo