Estágio supervisionado na formação de professores:
caminhos para a profissionalização docente
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16751Palavras-chave:
Estágio Supervisionado; Profissionalização Docente; Formação de Professores.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender as potencialidades do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura para o processo de profissionalização docente. A pesquisa, de abordagem qualitativa e ancorada no paradigma interpretativo, adotou o estudo de caso com discentes dos cursos de Física e Matemática matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Ceará. Os dados foram obtidos por meio de fontes bibliográficas e documentais. Com base na literatura referente às categorias centrais traçou-se um panorama da constituição histórica da profissão docente. Os resultados evidenciaram que o Estágio Supervisionado constitui um momento formativo essencial para a profissionalização dos futuros professores, desde que concebido como uma atividade reflexiva que envolve a teoria e prática, superando perspectivas dicotômicas, contribuindo para a construção da práxis docente.
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