Perspectivas de estagiários da pós-graduação sobre a escola e a gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14420Resumo
O objetivo do presente texto é analisar as percepções de discentes da disciplina de Estágio Supervisionado, turma 30, do curso de especialização em Gestão Escolar da Universidade Estadual do Ceará – UECE, sobre a escola-lócus do estágio realizado e, com foco nos coordenadores pedagógicos e nos diretores escolares, membros da gestão escolar. De abordagem qualitativa, utiliza uma metodologia exploratória tendo como fonte de dados, as anotações produzidas pelos discentes-estagiários numa atividade prática de sala de aula. Os resultados mostram diversas perspectivas de escolas, de coordenadores pedagógicos e de diretores escolares, destacando-se a constatação de escolas com estruturas precarizadas que dificultam o trabalho realizado e a percepção de coordenadores pedagógicos e de diretores escolares competentes profissionalmente, comprometidos e receptivos, embora cansados pelas grandes demandas de suas funções.
Métricas
Referências
ANDRADE, Raphael Rodrigues de; CAMPOS, Luís Henrique Romani de; COSTA, Heitor Victor Veiga da. Infraestrutura escolar: uma análise de sua importância para o desempenho de estudantes de escolas públicas. Rev. C&Trópico, v. 45, n. 1, p. 159-190, 2021. DOI: https://doi.org/10.33148/cetropicov45n1(2021)art9 Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1973 Acesso em: 20 ago. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: < L9394 (planalto.gov.br) Acesso em: 24 ago. 2024.
CASTRO, Iris Martins de Souza; STASCXAK, Francinalda Machado. COSTA, Maria Aparecida Alves da.Trajetórias de coordenadoras pedagógicas em face da formação continuada de professores na escola. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 5, e11226, 2023. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/11236. Acesso em: 25 ago. 2024.
DOMINGUES, Isaneide; BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. A formação contínua em terreno colonizado: desafio para a coordenação pedagógica. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves (Orgs.) A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p. 61-75.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação pedagógica: marcas que constituem uma identidade. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves (Orgs.) A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p. 49-58.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Da pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; CAMPOS, Elisabete Ferreira Esteves (Orgs.) A coordenação do trabalho pedagógico na escola: processos e práticas. Santos, SP: Editora Universitária Leopoldianum, 2016, p. 17-31.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 03-11, 2000.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa In: MINAYO, Marília Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 72-95.
LIMA, Maria Socorro Lucena. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 2ª edição. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Heloísa Lück. – Curitiba: Editora Positivo, 2009. ISBN - 978-85-385-0027-8.
MARTIN-FRANCHI, G. O. de O. O estágio supervisionado na pós-graduação: elementos da formação docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, Vol. 14, nº. 30 (p. 165-179) 29 ago. 2022. ISSN: 2176-4360. DOI https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.626
MINAYO, Marília Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Marília Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 56-71.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução de João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
VIEIRA, Sofia Lerche. Primeiros achados da pesquisa. In: VIEIRA, Sofia Lerche; MEDEIROS, Willana Nogueira; MARINHO, Iasmin da Costa (Org.). Expedição Escolas do Brasil. 1. ed. Fortaleza: Editora da UECE, 2021, p. 165-188.
WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 136 p. (Coleção Educadores -MEC). Tradução e organização por José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos do GPOSSHE On-line

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.