Perspectivas de estagiários da pós-graduação sobre a escola e a gestão escolar

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DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14420

Resumo

O objetivo do presente texto é analisar as percepções de discentes da disciplina de Estágio Supervisionado, turma 30, do curso de especialização em Gestão Escolar da Universidade Estadual do Ceará – UECE, sobre a escola-lócus do estágio realizado e, com foco nos coordenadores pedagógicos e nos diretores escolares, membros da gestão escolar. De abordagem qualitativa, utiliza uma metodologia exploratória tendo como fonte de dados, as anotações produzidas pelos discentes-estagiários numa atividade prática de sala de aula. Os resultados mostram diversas perspectivas de escolas, de coordenadores pedagógicos e de diretores escolares, destacando-se a constatação de escolas com estruturas precarizadas que dificultam o trabalho realizado e a percepção de coordenadores pedagógicos e de diretores escolares competentes profissionalmente, comprometidos e receptivos, embora cansados pelas grandes demandas de suas funções.

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Biografia do Autor

Evanila Abreu de Oliveira , Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia (UECE). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Professora efetiva da rede municipal de Educação de Eusébio-CE

Silvina Pimentel Silva , Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Doutora em Educação Brasileira–Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília (UNB).

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

ABREU DE OLIVEIRA , E.; PIMENTEL SILVA , S. Perspectivas de estagiários da pós-graduação sobre a escola e a gestão escolar. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14420. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14420. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo