Das metodologias ativas à pedagogia cooperativa
diálogos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14412Palavras-chave:
Active Methods; Cooperative Pedagogy; Freinet; ICT.Resumo
As transformações sociais demandam mudanças na forma como ensinamos as novas gerações. Este trabalho tem por objetivo apresentar as metodologias ativas de ensino combinadas com o princípio das Pedagogias Cooperativas como forma de romper com a visão de competição no ambiente escolar. Por meio de um estudo teórico de revisão de literatura, apresentamos as Pedagogias Cooperativas e sua relação com as metodologias ativas dentro de um contexto permeado pelas tecnologias digitais, sinal distintivo da educação do século XXI. O uso pelos professores de metodologias inovadoras não é capaz de desenvolver nos alunos uma atitude cooperativa sem que o docente fundamente a sua prática numa abordagem pedagógica consistente. O campo de estudos ainda é pouco explorado pela literatura brasileira, necessitando de outras pesquisas que desenvolvam a noção de cooperação dentro do contexto das metodologias ativas e das tecnologias digitais.
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