Das metodologias ativas à pedagogia cooperativa

diálogos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14412

Palavras-chave:

Active Methods; Cooperative Pedagogy; Freinet; ICT.

Resumo

As transformações sociais demandam mudanças na forma como ensinamos as novas gerações. Este trabalho tem por objetivo apresentar as metodologias ativas de ensino combinadas com o princípio das Pedagogias Cooperativas como forma de romper com a visão de competição no ambiente escolar. Por meio de um estudo teórico de revisão de literatura, apresentamos as Pedagogias Cooperativas e sua relação com as metodologias ativas dentro de um contexto permeado pelas tecnologias digitais, sinal distintivo da educação do século XXI. O uso pelos professores de metodologias inovadoras não é capaz de desenvolver nos alunos uma atitude cooperativa sem que o docente fundamente a sua prática numa abordagem pedagógica consistente. O campo de estudos ainda é pouco explorado pela literatura brasileira, necessitando de outras pesquisas que desenvolvam a noção de cooperação dentro do contexto das metodologias ativas e das tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Danilo Augusto Dias , UNESP

Tecnólogo em Gestão Financeira, licenciado em Pedagogia. Pós-graduado (especialização) em Gestão de Pessoas (PUC-MG), Educação e Tecnologias (UFSCar) e MBA em Gestão Escolar (USP). Pós-graduando em Educação (mestrado) pelo PPGE da UNESP

Joyce Mary Adam , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Livre-docência pela Unesp e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. 

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

AUGUSTO DIAS , D.; MARY ADAM , J. Das metodologias ativas à pedagogia cooperativa: diálogos possíveis. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14412. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14412. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo