Assistência estudantil na educação profissional federal do Rio Grande do Norte

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https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14410

Resumo

Este artigo sistematiza um estudo de estado da questão que objetivou inventariar a produção científica existente acerca da assistência estudantil desenvolvida na Educação Profissional Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo qualitativo, bibliográfico, documental e exploratório. Executado junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e ao Portal de Periódicos da CAPES, fazendo uso de 7 descritores. Foram selecionadas 21 produções, publicadas de 2013 a 2022, as quais abordam a questão da avaliação de políticas, com escopo na assistência estudantil desenvolvida no IFRN, em diferentes abordagens. Foi constatada uma lacuna epistêmica, no que tange aos estudos voltados à historiografia da assistência estudantil no âmbito das institucionalidades assumidas pelo atual IFRN, configurando-se como uma possibilidade aos pesquisadores que almejam se inserir no campo da história da educação profissional.

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Biografia do Autor

Josanilda Mafra Rocha de Morais , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN).

Renato Marinho Brandão , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN).

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

MAFRA ROCHA DE MORAIS , J.; MARINHO BRANDÃO , R. Assistência estudantil na educação profissional federal do Rio Grande do Norte. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14410. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14410. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo