O uso das novas tecnologias anos iniciais:

entre escritas e cálculos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11794

Palavras-chave:

Ludicidade; Gamificação; Ensino Fundamental; Novas tecnologias.

Resumo

A proposta deste artigo, inicia-se na disciplina de tecnologia I e II do mestrado em Novas tecnologias e ganha a sala de aula em formato de sequência didática, destinada aos alunos do quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta de promover a escrita e cálculos nas séries iniciais origina-se nas demandas de nossa própria realidade de trabalho em sala de aula. O professor generalista, que no âmbito da SME/RJ e de outras prefeituras necessita atuar com diversas demandas. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo propor uma sequência didática mediada por novas tecnologias digitais para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Assim o uso de tirinhas e jogos para construção de textos foi o recurso utilizado para trabalhar esta seara da Língua Portuguesa. E os Jogos digitais como o Kahoot e Liveworksheets, se fizeram necessários para dinamizar as aulas que envolviam demandas matemáticas básicas. Entre os referenciais teóricos pode-se destacar: Zuge (2018); Benedites, Dutra e Miquelin (2022); Alves (2016); Wang (2020) e Barbosa et al. (2021). Dessa forma, a proposta atingiu resultados positivos dentro dos grupos de estudantes, promovendo um maior interesse dentro dessas disciplinas tão caras ao primeiro segmento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Virginio Neri , Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (UNICARIOCA); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade São Luís. Atua como professor de matemática no município do Rio de Janeiro (SME/RJ).

Claudete de Lima Chafin , Secretaria Municipal do Rio de Janeiro

Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Unicarioca. Licenciada em História na UGF e Pedagogia no ISERJ. Especialista em História do Brasil pela UCAM e em Psicopedagogia clínica pela Estácio de Sá. Atua como professora das séries iniciais e da EJA na SME-RJ.

Luciana Jesus de Souza , Fundação CECIERJ

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca); Licenciada em História na UNISUAM e em Pedagogia na UNIRIO. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela UCAM. Professora de Ensino Fundamental na SME/RJ e Tutora CEDERJ.

Referências

ALVES, L. L. A importância da matemática nos anos iniciais. EREMATSUL–Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, v. 22, 2016.

ARANÃO, I. V. D. Matemática através de brincadeiras e jogos (A). Papirus Editora, 2020.

BARBOSA, J. P; DO NASCIMENTO, G. CTN. 3. Ferramentas para o ensino remoto: prática oral do português na pandemia. PONTOS DE REDE, 2021 p. 61.

BENITES, Fernando Bruno Antonelli Molina; DUTRA, Alessandra; MIQUELIN, Awdry Feisser. Criatividade e impacto das narrativas aliados para o ensino e aprendizagem (ativa): Storyboard that e suas múltiplas possibilidades e contextos: Creativity and impact of narratives aligned to teaching and (active) learning: Storyboard that and its multiple possibilities and contexts. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022.

BORCHARDT. T.T. (2015). A Sociedade Educativa e a Subjetivação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). FaE/UFPel.

CAVALCANTE, Maria Leandra Ribeiro. Leitura multimodal com o gênero tirinhas: proposta de trabalho no ensino fundamental. Página:32, 2021.

DA SILVA, Eliane; DE OLIVEIRA, Adriano José; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A importância das tecnologias numa perspectiva de inclusão digital para a prática docente. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 1, p. 75, 2021.

DANYLUK, O. S. Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática. Rio Claro (SP): IGCE-UNESP, 1988. Dissertação de Mestrado.

DOS SANTOS, J. F.; TELES, R. de M. Um estudo sobre o algoritmo da subtração com reserva: A interpretação do professor para erros cometidos pelos alunos. Recife (PE): CE-UFPE, 2015.

GASPERI, Angélica Maria de; et. al. A utilização da plataforma Canva no ensino de ciências. In Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza. 1ª Edição, 2021.

LAUTERT, S. L. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005

LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C. e SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001.

MARTINS, N., MARTINS, F., LOPES, B., CRAVINO, J., & COSTA, C. The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training. In M. Tsitouridou, T. Mikropoulos, & J. Diniz (Eds.), Communications in Computer and Information Science, 2019. (pp. 307-318). doi: 10.1007/978-3-030-20954-4.

MOTA, Karine Matos; MACHADO, Thallyanna Paiva Pessanha; CRISPIM, Rayane Paes dos Santos. Padlet no contexto educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. REDIN, v. 6 n. 1 (2017): 22º Seminário Educação, Tecnologia e Sociedade.

OTTO, Patrícia Aparecida et al. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I., 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequenc

PAZ, Denise Araújo Ferreira. O gênero textual tirinha como ferramenta didática para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. (2017). disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12044/1/Arquivototal.pdf

SANTOS, Hendy Barbosa. Ensino da retextualização por meio do uso da plataforma digital Storyboard That. 2021, página 65, disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/12265e0e-9089-43c4-ba64-5df6a8dda1f4/content

SILVA, G. C. S. As dificuldades enfrentadas por alunos do fundamental anos finais na utilização das quatro operações fundamentais da Matemática. 2023.

SOPPELSA, J. J. C.; FONTANA, A. Superando as dificuldades com a divisão através da utilização de jogos. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

VIANA, A. de S. SILVA, J. D. da. Dificuldades com a operação de multiplicação no 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 05, Ed. 11, Vol. 20, pp. 82-92, novembro de 2020.

WANG, Alf I; TAHIR, Rabail. The effect of using Kahoot! for learning–A literature review. Computers & Education, v. 149, p. 103-818, 2020.

ZUGE, Marciele Mariza. Variação linguística no paradigma dos pronomes pessoais: uma proposta de ensino. 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

VIRGINIO NERI , B.; DE LIMA CHAFIN , C.; JESUS DE SOUZA , L. O uso das novas tecnologias anos iniciais: : entre escritas e cálculos. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11794. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11794. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos