O uso das novas tecnologias anos iniciais:
entre escritas e cálculos
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11794Palavras-chave:
Ludicidade; Gamificação; Ensino Fundamental; Novas tecnologias.Resumo
A proposta deste artigo, inicia-se na disciplina de tecnologia I e II do mestrado em Novas tecnologias e ganha a sala de aula em formato de sequência didática, destinada aos alunos do quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta de promover a escrita e cálculos nas séries iniciais origina-se nas demandas de nossa própria realidade de trabalho em sala de aula. O professor generalista, que no âmbito da SME/RJ e de outras prefeituras necessita atuar com diversas demandas. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo propor uma sequência didática mediada por novas tecnologias digitais para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Assim o uso de tirinhas e jogos para construção de textos foi o recurso utilizado para trabalhar esta seara da Língua Portuguesa. E os Jogos digitais como o Kahoot e Liveworksheets, se fizeram necessários para dinamizar as aulas que envolviam demandas matemáticas básicas. Entre os referenciais teóricos pode-se destacar: Zuge (2018); Benedites, Dutra e Miquelin (2022); Alves (2016); Wang (2020) e Barbosa et al. (2021). Dessa forma, a proposta atingiu resultados positivos dentro dos grupos de estudantes, promovendo um maior interesse dentro dessas disciplinas tão caras ao primeiro segmento.
Métricas
Referências
ALVES, L. L. A importância da matemática nos anos iniciais. EREMATSUL–Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, v. 22, 2016.
ARANÃO, I. V. D. Matemática através de brincadeiras e jogos (A). Papirus Editora, 2020.
BARBOSA, J. P; DO NASCIMENTO, G. CTN. 3. Ferramentas para o ensino remoto: prática oral do português na pandemia. PONTOS DE REDE, 2021 p. 61.
BENITES, Fernando Bruno Antonelli Molina; DUTRA, Alessandra; MIQUELIN, Awdry Feisser. Criatividade e impacto das narrativas aliados para o ensino e aprendizagem (ativa): Storyboard that e suas múltiplas possibilidades e contextos: Creativity and impact of narratives aligned to teaching and (active) learning: Storyboard that and its multiple possibilities and contexts. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022.
BORCHARDT. T.T. (2015). A Sociedade Educativa e a Subjetivação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). FaE/UFPel.
CAVALCANTE, Maria Leandra Ribeiro. Leitura multimodal com o gênero tirinhas: proposta de trabalho no ensino fundamental. Página:32, 2021.
DA SILVA, Eliane; DE OLIVEIRA, Adriano José; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A importância das tecnologias numa perspectiva de inclusão digital para a prática docente. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 1, p. 75, 2021.
DANYLUK, O. S. Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática. Rio Claro (SP): IGCE-UNESP, 1988. Dissertação de Mestrado.
DOS SANTOS, J. F.; TELES, R. de M. Um estudo sobre o algoritmo da subtração com reserva: A interpretação do professor para erros cometidos pelos alunos. Recife (PE): CE-UFPE, 2015.
GASPERI, Angélica Maria de; et. al. A utilização da plataforma Canva no ensino de ciências. In Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza. 1ª Edição, 2021.
LAUTERT, S. L. As dificuldades das crianças com a divisão: um estudo de intervenção. 2005
LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C. e SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001.
MARTINS, N., MARTINS, F., LOPES, B., CRAVINO, J., & COSTA, C. The Use of Applets in Understanding Fundamental Mathematical Concepts in Initial Teacher’s Training. In M. Tsitouridou, T. Mikropoulos, & J. Diniz (Eds.), Communications in Computer and Information Science, 2019. (pp. 307-318). doi: 10.1007/978-3-030-20954-4.
MOTA, Karine Matos; MACHADO, Thallyanna Paiva Pessanha; CRISPIM, Rayane Paes dos Santos. Padlet no contexto educacional: uma experiência de formação tecnológica de professores. REDIN, v. 6 n. 1 (2017): 22º Seminário Educação, Tecnologia e Sociedade.
OTTO, Patrícia Aparecida et al. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I., 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequenc
PAZ, Denise Araújo Ferreira. O gênero textual tirinha como ferramenta didática para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. (2017). disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12044/1/Arquivototal.pdf
SANTOS, Hendy Barbosa. Ensino da retextualização por meio do uso da plataforma digital Storyboard That. 2021, página 65, disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/12265e0e-9089-43c4-ba64-5df6a8dda1f4/content
SILVA, G. C. S. As dificuldades enfrentadas por alunos do fundamental anos finais na utilização das quatro operações fundamentais da Matemática. 2023.
SOPPELSA, J. J. C.; FONTANA, A. Superando as dificuldades com a divisão através da utilização de jogos. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.
VIANA, A. de S. SILVA, J. D. da. Dificuldades com a operação de multiplicação no 6º ano do Ensino Fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 05, Ed. 11, Vol. 20, pp. 82-92, novembro de 2020.
WANG, Alf I; TAHIR, Rabail. The effect of using Kahoot! for learning–A literature review. Computers & Education, v. 149, p. 103-818, 2020.
ZUGE, Marciele Mariza. Variação linguística no paradigma dos pronomes pessoais: uma proposta de ensino. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.