Transtorno do espectro autista – TEA:
Desafios e possibilidades para os professores
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11789Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Escolar; Ensino por Equidade.Resumo
A inclusão de alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na escola, demanda cuidados especiais, e a formação docente é fundamental, pois a inclusão não se limita à matrícula do aluno. Este texto é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que analisou a inclusão dos alunos com TEA numa escola em Pinheiro/MA. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Participaram vinte docentes que trabalham com inclusão, para construção dos dados adotou-se um questionário semiestruturado/semiaberto, analisando-os à luz da técnica de Análise de Conteúdo. Entre os teóricos que fundamentam o trabalho, destaca-se: (Bardin,2011; 1979), (Gil, 2002), (Battisti; Poletto, 2015), (Borges, 2021). Concluiu-se que existe diferentes compreensões e metodologias entre os profissionais participantes, implicando às vezes no distanciamento da realidade dos alunos, sendo necessário mais embasamento teórico para trabalhar pedagogicamente na perspectiva interdisciplinar e multidisciplinar e assim promover um ensino com equidade aos alunos com TEA.
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