Mostra interdisciplinar “juventude, arte e ciência” no IFCE:

Contribuições ao desenvolvimento discente

Autores

  • Flávia de Carvalho Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0009-0003-2567-4992
  • Francisca Moreira de Castro Prefeitura Municipal de Caucaia https://orcid.org/0009-0007-1196-2079
  • Maria Mirian Carneiro Brasil de Matos Constantino Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11783

Palavras-chave:

Arte; Ciência; Cultura; Interdisciplinaridade.

Resumo

No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, ocorre anualmente a Semana Esportiva e Cultural (SEC). A Mostra interdisciplinar “Juventude, Arte e Ciência” (JAC), inserida na SEC, objetiva colaborar para o fortalecimento dos valores humanos, promover um ambiente saudável de convivência na comunidade acadêmica e reafirmar o IFCE como instituição de ensino de excelência. Tornou-se relevante pesquisar como a JAC, tem contribuído para o desenvolvimento do corpo discente da instituição. A escrita deste artigo foi proposta na disciplina Culturas Políticas e Práticas de Inclusão, do curso de Doutorado em Ciências da Educação. Conclui-se que a JAC representa para os estudantes momentos de crescimento intelectual e humano, de integração de conhecimentos, e de aprendizado, em que as relações afetivas são fortalecidas, onde se busca a solução das dificuldades de relacionamentos e a superação das limitações materiais, culminando na potencialização da criatividade, originalidade e conhecimento discente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia de Carvalho Ferreira , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ciências da Educação (WUE). Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE). Graduada em Pedagogia (UVA). Licenciada em Matemática (UECE). Especialista em Informática da Educação (FAVENI) e em Arte-Educação (FTDR). Atualmente é Pedagoga (IFCE).

Francisca Moreira de Castro , Prefeitura Municipal de Caucaia

Doutoranda em Ciências da Educação (WUE). Mestra em Ciências da Educação (UCDB). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (FALC). Licenciada em Matemática (UVA) e Graduada em Pedagogia (UVA). Atualmente é Docente da Prefeitura Municipal de Caucaia.

Maria Mirian Carneiro Brasil de Matos Constantino , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ciências da Educação (WUE). Mestra em Gestão Educacional (UVA). Especialista em Metodologia da Educação Básica (UECE). Graduada em Pedagogia (UECE) com as habilitações em Administração, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. Atualmente é Pedagoga (IFCE).

Referências

BEZERRA, Cristianne Sousa; ABREU, Fabiana Lima; CRUZ, Maria Auxiliadora Gadelha da. Cultura de Paz: Fundamentos para a Mostra Interdisciplinar “Juventude, Arte e Ciência” do IFCE (JAC). In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade III. Fortaleza: EdUECE. 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15/06/2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05/08/2023.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 7/2010. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 2010. Disponível em:

https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN72010.pdf?query=INOVA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 10/08/2023.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. 2013. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4949312/mod_resource/content/5/CANDAU%2C%20V.M.%20%282013%29.%20Muticulturalismo%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 17/06/2023.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. In: O que é interdisciplinaridade, São Paulo: Cortez Editora, 2008.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

IFCE. Projeto político-pedagógico institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Fortaleza: 2018. Disponível em: https://ifce.edu.br/PPI.pdf. Acesso em: 10/08/2023.

IFCE. Regulamento da Semana Esportiva e Cultural. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/flavi/Downloads/REGULAMENTO%20SEC%202022%20%201-%20Integrado%20(3).pdf. Acesso em: 09/08/2023.

LANDO, Felipe. Método de pesquisa qualitativa: O que é e como fazer? 2020. Disponível em: https://www.academicapesquisa.com.br/post/m%C3%A9todoqualitativo-como-fazer. Acesso em: 15/06/2023.

MACIEL, Diva A.; BARBATO, Silviane. Desenvolvimento humano, educação e inclusão social. 2. ed. rev. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

NASCIMENTO, Giovane; RIBEIRO Talita Miranda. Arte na escola – desafios e impasses, um estudo de caso. Revista Digital Art& Educação, Cultura, Formação, Comunicação, Produção - ISSN 1806-2962 - Ano XII - Número 15 - Novembro de 2014. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-15/01.pdf. Acesso em: 16/06/2023.

NEVES, Rejane Aguiar Alcântara. Ensino Médio Integrado e Projetos Interdisciplinares: Caminhos para a Formação Integral. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará IFCE. 2022.

RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. In: Rev. Pemo – Revista do PEMO. v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4458/4028. Acesso em: 06/08/2023.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05/08/2023.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

DE CARVALHO FERREIRA , F.; MOREIRA DE CASTRO , F.; CARNEIRO BRASIL DE MATOS CONSTANTINO , M. M. Mostra interdisciplinar “juventude, arte e ciência” no IFCE: : Contribuições ao desenvolvimento discente. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11783. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11783. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos