Mostra interdisciplinar “juventude, arte e ciência” no IFCE:
Contribuições ao desenvolvimento discente
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11783Palavras-chave:
Arte; Ciência; Cultura; Interdisciplinaridade.Resumo
No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, ocorre anualmente a Semana Esportiva e Cultural (SEC). A Mostra interdisciplinar “Juventude, Arte e Ciência” (JAC), inserida na SEC, objetiva colaborar para o fortalecimento dos valores humanos, promover um ambiente saudável de convivência na comunidade acadêmica e reafirmar o IFCE como instituição de ensino de excelência. Tornou-se relevante pesquisar como a JAC, tem contribuído para o desenvolvimento do corpo discente da instituição. A escrita deste artigo foi proposta na disciplina Culturas Políticas e Práticas de Inclusão, do curso de Doutorado em Ciências da Educação. Conclui-se que a JAC representa para os estudantes momentos de crescimento intelectual e humano, de integração de conhecimentos, e de aprendizado, em que as relações afetivas são fortalecidas, onde se busca a solução das dificuldades de relacionamentos e a superação das limitações materiais, culminando na potencialização da criatividade, originalidade e conhecimento discente.
Métricas
Referências
BEZERRA, Cristianne Sousa; ABREU, Fabiana Lima; CRUZ, Maria Auxiliadora Gadelha da. Cultura de Paz: Fundamentos para a Mostra Interdisciplinar “Juventude, Arte e Ciência” do IFCE (JAC). In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade III. Fortaleza: EdUECE. 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15/06/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05/08/2023.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 7/2010. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 2010. Disponível em:
https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN72010.pdf?query=INOVA%C3%87%C3%83O. Acesso em: 10/08/2023.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. 2013. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4949312/mod_resource/content/5/CANDAU%2C%20V.M.%20%282013%29.%20Muticulturalismo%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 17/06/2023.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. In: O que é interdisciplinaridade, São Paulo: Cortez Editora, 2008.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
IFCE. Projeto político-pedagógico institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Fortaleza: 2018. Disponível em: https://ifce.edu.br/PPI.pdf. Acesso em: 10/08/2023.
IFCE. Regulamento da Semana Esportiva e Cultural. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2022. Disponível em: file:///C:/Users/flavi/Downloads/REGULAMENTO%20SEC%202022%20%201-%20Integrado%20(3).pdf. Acesso em: 09/08/2023.
LANDO, Felipe. Método de pesquisa qualitativa: O que é e como fazer? 2020. Disponível em: https://www.academicapesquisa.com.br/post/m%C3%A9todoqualitativo-como-fazer. Acesso em: 15/06/2023.
MACIEL, Diva A.; BARBATO, Silviane. Desenvolvimento humano, educação e inclusão social. 2. ed. rev. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
NASCIMENTO, Giovane; RIBEIRO Talita Miranda. Arte na escola – desafios e impasses, um estudo de caso. Revista Digital Art& Educação, Cultura, Formação, Comunicação, Produção - ISSN 1806-2962 - Ano XII - Número 15 - Novembro de 2014. Disponível em: http://www.revista.art.br/site-numero-15/01.pdf. Acesso em: 16/06/2023.
NEVES, Rejane Aguiar Alcântara. Ensino Médio Integrado e Projetos Interdisciplinares: Caminhos para a Formação Integral. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará IFCE. 2022.
RIBEIRO, Denise Aparecida Enes. A História da Matemática e a interdisciplinaridade em atividades lúdico pedagógicas. In: Rev. Pemo – Revista do PEMO. v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4458/4028. Acesso em: 06/08/2023.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05/08/2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.