Estágio supervisionado em educação infantil:

O elemento destaque à formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11781

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Educação infantil; Formação de professores; Identidade docente.

Resumo

O presente artigo apresenta as contribuições do estágio supervisionado em educação infantil na formação de professores iniciantes, objetivando refletir a formação docente ao partir para a prática, sendo possível conhecer o cotidiano de professores que atuam na primeira etapa da educação básica, e compreendendo os desafios que cercam sua atuação, e a construção de sua identidade profissional, a partir de uma experiência vivenciada durante o curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Para tanto, fundamentou-se em autores como: Lucena (2012), Silva (1999), Pimenta (1996), Rodrigues (2016), Drumond (2019), e outros que ressaltam a importância do estágio supervisionado no processo de formação profissional, possibilitando um elo entre teoria e prática para o melhor discernimento dos acadêmicos. Os resultados apontam a importância de integrar esse espaço bem como suas contribuições na construção da identidade docente.

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Biografia do Autor

Samara Costa Oliveira , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Culturas Juvenis (GEPECJU/ CNPq). Bolsista de Iniciação Científica/ BICT - FUNCAP.

Beatriz Cavalcante de Sousa , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Acessibilidade, Diferença, Práticas Pedagógicas e Educação Inclusiva (GEPADEP/CNPq). Integra o Programa Voluntário de Iniciação Científica.

Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta I do curso de Pedagogia (UVA).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

COSTA OLIVEIRA , S.; CAVALCANTE DE SOUSA , B.; AZEVEDO DE MENEZES RODRIGUES , L. Estágio supervisionado em educação infantil: : O elemento destaque à formação do professor. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11781. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11781. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos