Estágio supervisionado em educação infantil:
O elemento destaque à formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11781Palavras-chave:
Estágio supervisionado; Educação infantil; Formação de professores; Identidade docente.Resumo
O presente artigo apresenta as contribuições do estágio supervisionado em educação infantil na formação de professores iniciantes, objetivando refletir a formação docente ao partir para a prática, sendo possível conhecer o cotidiano de professores que atuam na primeira etapa da educação básica, e compreendendo os desafios que cercam sua atuação, e a construção de sua identidade profissional, a partir de uma experiência vivenciada durante o curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Para tanto, fundamentou-se em autores como: Lucena (2012), Silva (1999), Pimenta (1996), Rodrigues (2016), Drumond (2019), e outros que ressaltam a importância do estágio supervisionado no processo de formação profissional, possibilitando um elo entre teoria e prática para o melhor discernimento dos acadêmicos. Os resultados apontam a importância de integrar esse espaço bem como suas contribuições na construção da identidade docente.
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