Alfabetização Científica no Ensino de Ciências em Boa Vista/RR

Autores

  • Jacqueline Samantha Garcia Cavalcante Universidade Estadual de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11778

Palavras-chave:

Hábitos de higiene; Sequência didática; Ciências.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a sequência didática aplicada no processo de Alfabetização Científica dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental I, na proposta higiene corporal em uma escola municipal de Boa Vista/RR. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa executado a partir da aplicação de uma sequência didática com 23 alunos. Diante do diagnóstico por meio das observações e aplicação das atividades, foi possível identificar a construção do conhecimento ao levantar os questionamentos, onde os alunos foram conduzidos para uma mudança de ações a um reconhecimento da importância da higiene, o que se percebeu ao finalizar as atividades propostas. Através do desenvolvimento desta pesquisa originou-se o produto educacional caderno de atividades, Brincando com a Higiene. Este poderá ser utilizado pelos professores da rede municipal de ensino nas aulas de Ciências e arte, afim de trazer a importância da utilização de metodologias diferenciadas.

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Biografia do Autor

Jacqueline Samantha Garcia Cavalcante , Universidade Estadual de Roraima

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima. Atualmente é professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Boa Vista/RR.

Sandra Kariny Saldanha de Oliveira , Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Biodiversidade e Conservação. Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciências.  

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

GARCIA CAVALCANTE , J. S.; SALDANHA DE OLIVEIRA , S. K. Alfabetização Científica no Ensino de Ciências em Boa Vista/RR. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11778. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11778. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos