Afetividade e lúdico no jogo do desenvolvimento social infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11777

Palavras-chave:

Afetividade; Lúdico; Infância.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar os conceitos de afetividade e lúdico e analisar suas contribuições no ambiente escolar com crianças. Optou-se por utilizar a metodologia de revisão bibliográfica (Gil, 2002/2021) para trazer as concepções teóricas de afeto, utilizando os estudos de Winnicott (1965/2005), Cunha (2017) e Geada (2021); o lúdico sob o olhar de Huizinga (1938/2019), Winnicott (1964/2020, 1971/2019) e Maia (2007); por fim, sobre a infância com as contribuições de Corsaro (2011), Sarmento (2008) e Cohn (2015). Neste artigo, pode-se afirmar que a união da afetividade e do lúdico é algo positivo para a infância e que no contexto escolar faz-se necessário do uso de ambos para que a criança tenha um desenvolvimento suficientemente bom, por meio da segurança e da construção de vínculo advindas de uma relação com seu educador.

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Biografia do Autor

Nathália Inácio de Souza , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II.

Natasha Moutinho Geada , Colégio Lattos

Pós-graduada em Educação Básica com Ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Professora Auxiliar no Colégio Lattos. Pedagoga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Vitória Campos Mamede Maia , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFRJ, colaboradora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pós-doutorado em Design Pedagógico, Doutora em Psicologia Clínica, Mestre em Letras. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

INÁCIO DE SOUZA , N.; MOUTINHO GEADA , N.; CAMPOS MAMEDE MAIA , M. V. Afetividade e lúdico no jogo do desenvolvimento social infantil. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11777. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11777. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos