Proposta didática do Teorema de Pitágoras na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel

Autores

  • Maria Eliane de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Paulo Cezar Moreira https://orcid.org/0000-0002-9000-0375
  • Paulo Cezar Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • SCARLETT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0002-0381-0063

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11776

Palavras-chave:

Teorema de Pitágoras; Teoria de David Ausubel; Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a concepção e implementação do tópico de Geometria na visão da teoria pedagógica de Ausubel, como uma proposta didática para o do Teorema de Pitágoras por meio da Aprendizagem Significativa. Para o alcance do objetivo, foram estruturados os tópicos referentes à história do matemático Pitágoras, a teoria pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel, demonstrações do teorema de Pitágoras e aplicações do teorema de Pitágoras na perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e exploratória. Dessa forma, constatou-se que as principais conclusões resultantes da experimentação da proposta didática, os benefícios da metodologia de Aprendizagem Significativa no desenvolvimento da geometria, também no desenvolvimento de competências e no desempenho dos estudantes, não só motivam a aprendizagem, mas também motivam o aluno para compreenderem outras teorias da geometria.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Eliane de Moura , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Paulo Cezar Moreira

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2023); Graduação em Pedagogia pela FAVENI (2023) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2021).

Paulo Cezar Moreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Ciências Matemática  pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus Caucaia). 

SCARLETT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pedagoga. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus Caucaia). Professora efetiva da Rede Municipal de Guaiúba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/ UECE).

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Editora: Edgard Blücher, São Paulo, 1996.

DI PIERRO NETTO, Scipione. Matemática – conceitos e histórias. São Paulo: Editora Scipione, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL (2019). PISA 2018. Relatório Nacional. Brasília, DF: INEP/MEC.

EVES, Howard. - Introdução à história da matemática / Howard Eves; tradução Hygino H. Domingues. 5a ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GARBI, Gilberto Geraldo. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. 5. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. - O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. Campus I – Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. - 2022. 126 p.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

PEREIRA, Willams Gomes. O jogo Tangram como material lúdico no Ensino da Matemática em geometria plana [manuscrito] / Willams Gomes Pereira. - 2019.

RIBEIRO, Vanessa Vânia Silva Marinho. Revisitando o Teorema de Pitágoras. Viçosa, MG, 2013. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/5882/1/texto%20completo.pdf Acesso em 10 de janeiro de 2023. 110 p.

SILVA, J. E. B.; FANTI, E. L. C.; PEDROSO, H. A. Teorema de Pitágoras: extensões e generalizações. Disponível em: C.Q.D. - Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 6, p. 21-47, jul. 2016. Disponível em: https://www.fc.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/revistacqd2228/v06a03-teorema-de-pitagoras.pdf. Acesso em 08 de janeiro de 2023.

SILVA, D. B. P. Proposta para o ensino de semelhança. Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

DE MOURA , M. E.; MOREIRA , P. C.; COSTA CARVALHO , S. O. Proposta didática do Teorema de Pitágoras na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11776. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11776. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos