Proposta didática do Teorema de Pitágoras na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11776Palavras-chave:
Teorema de Pitágoras; Teoria de David Ausubel; Aprendizagem Significativa.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a concepção e implementação do tópico de Geometria na visão da teoria pedagógica de Ausubel, como uma proposta didática para o do Teorema de Pitágoras por meio da Aprendizagem Significativa. Para o alcance do objetivo, foram estruturados os tópicos referentes à história do matemático Pitágoras, a teoria pedagógica da Aprendizagem Significativa de Ausubel, demonstrações do teorema de Pitágoras e aplicações do teorema de Pitágoras na perspectiva da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e exploratória. Dessa forma, constatou-se que as principais conclusões resultantes da experimentação da proposta didática, os benefícios da metodologia de Aprendizagem Significativa no desenvolvimento da geometria, também no desenvolvimento de competências e no desempenho dos estudantes, não só motivam a aprendizagem, mas também motivam o aluno para compreenderem outras teorias da geometria.
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