A professora Maria Gonçalves da Rocha Leal (1899-1980) e a educação normal rural no Ceará:

uma pesquisa inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11771

Palavras-chave:

Professora Maria Gonçalves; História de vida; Educação Normal Rural.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a vida da professora Maria Gonçalves da Rocha Leal, pioneira na educação normal rural no Brasil. A problemática de pesquisa gira em torno de três eixos: seu contexto vivencial, sua história de vida e, por fim, sua atuação profissional. O objetivo geral é estudar a história de vida dessa referida professora, no afã de encontrar as múltiplas relações entre aspectos de contexto vivencial, história pessoal e atuação profissional. Os referenciais teóricos advêm de estudos sobre vidas de professores e biografias. A metodologia consiste em pesquisa biográfica, tanto em relatos escritos, como imagens e textos autorais da professora. A pesquisa tem resultado no achado de fontes variadas sobre a sua história de vida, especialmente uma entrevista completa e um livro publicado por um parente, demonstrando novos caminhos de pesquisa.

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Biografia do Autor

Hermano Moura Campos , EEFM Maria Gonçalves (SEDUC)

Mestre em Educação pela UFC (2018). Especialista em Ensino de História pela UECE (2013). Licenciado em História pela UFC (2005).

Filipe Pinheiro Rodrigues , Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira (UFC). Professor efetivo da rede pública de Ensino Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (GEPE-UECE) e do Grupo de Estudos sobre Educação Ambiental Dialógica (GEAD-UFC).

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

MOURA CAMPOS , H.; PINHEIRO RODRIGUES , F. A professora Maria Gonçalves da Rocha Leal (1899-1980) e a educação normal rural no Ceará: : uma pesquisa inicial. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11771. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11771. Acesso em: 16 jun. 2024.

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Artigos