A Influência da Família e Escola na Formação Identitária da Criança Quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11770

Palavras-chave:

Educação antirracista; Construção identitária; Criança quilombola.

Resumo

O presente artigo busca fazer uma reflexão acerca da construção identitária da criança quilombola. Seu objetivo é perceber a relação entre família e escola enquanto disseminadora de tradições. A parceria dessas duas esferas ajudará a criança a fortalecer sua cultura, sua autoaceitação de si e defender seu povo que por muito tempo foi estereotipado. A metodologia dar-se-á por uma pesquisa documental e bibliográfica, com análise dos documentos vigentes para Educação Escolar Quilombola. Como suporte teórico serão abordados os estudos de Munanga (2005), Custódio e Foster (2019) Silva (2002), Leidens (2018), que versam caminhos e ações conjuntas na construção de valores, respeito e pluralidade de ideias que é fundamental para a vida em cidadania como também para as interações sociais que formam a identidade da criança negra. Trabalhar essa temática em consonância com a escola e a família resulta na aceitação do seu fenotípico negro e valorização do eu e do outro, pois uma educação antirracista e para as relações étnico-raciais deve iniciar na escola, depois ultrapassar seus muros levando conhecimento através de ações socializadoras com todos que compõe o espaço escolar.

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Biografia do Autor

Enauanny Wênya Lira Santos , Universidade de Pernambuco

Mestre do Programa de Mestrado Profissional em culturas africanas, da diáspora e dos povos indígenas – PROCADI; Especialista em Estudos de História (PROMINAS); Atendimento Educacional Especializado (Faculdade Campos Elíseos); Graduada em História (FABEJA) e Pedagogia - (UPE)

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Publicado

2023-11-17

Como Citar

LIRA SANTOS , E. W. A Influência da Família e Escola na Formação Identitária da Criança Quilombola. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11770. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11770. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos