O trabalho docente do professor de educação física diante das reformas educacionais: estado do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15162

Palabras clave:

Educação Física, Trabalho Docente, Reformas Educacionais, Ensino Médio.

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho docente dos professores de Educação Física, diante das reformas educacionais no Ensino Médio. Para tal, utilizou-se como método de pesquisa o estado do conhecimento sobre a temática nas seguintes bases digitais: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Portal de Periódicos da Capes. Foram analisadas pesquisas entre dissertações e artigos. Constatou-se na análise que as reformas educacionais acarretam mudanças na rotina do professor de Educação Física, sendo necessárias novas organizações do trabalho docente, e, em sua maioria, as implementações dessas reformas não são dialogadas com os professores e a comunidade escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mirela Moreira da Silva Monte, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Formada em educação física pela UFRPE, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco- UFRPE/FUNDAJ, Linha de Pesquisa 3 - Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais.

Cibele Maria Lima Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. 

 

Rachel Costa de Azevedo Mello, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFRPE, Pr  ofessora  do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Citas

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Portal da Legislação, Brasília, 22 set. 2016a.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Portal da Legislação, Brasília, 16 fev. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Planalto, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 13 de Novembro de 2024. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio -DCNEM. Publicado em: 14/11/2024 | Edição: 221 | Seção: 1 | Página: 48. Órgão: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica.

BRASIL. Lei Nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o Ensino Médio, e as Leis nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Diário Oficial da União - Seção 1 - 1/8/2024, Página 5 (Publicação Original).

CARVALHO, Derick Herculano Paranhos de. A disciplina Educação Física no contexto do Ensino Médio Integral na Escola Estadual Temístocles de Araújo. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal do Pará. Belém/PA, 2016.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Pesquisa em políticas educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez Editora, 2024. E-book. p.150. ISBN 9786555554489. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786555554489/. Acesso em: 06 mai. 2025.

BORBA, J. da Costa Brasil de; PONTES, M. F. Pereira; WITTIZORECKI, E. Schultz. O Trabalho Docente Em Educação Física No Ensino Médio Politécnico: Análise Do Contexto Micropolítico. Pensar A Prática, Goiânia, V. 20, N. 4, 2017. Doi: 10.5216/Rpp.V20i4.44181.Disponível Em: Https://Revistas.Ufg.Br/Fef/Article/View/44181. Acesso Em: 15 Jan. 2025.

DA SILVA SOUZA, Dilma Carmina. Relato de experiência no Novo Ensino Médio: precarização do trabalho docente e perda da identidade profissional. Retratos da Escola, v. 18, n. 41, 2024.

FURTADO, Andre Osvaldo; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; TAVARES, Natacha da Silva. Percepções e reações de professores diante das políticas educacionais: um estudo com professores de Educação Física. Revista Conhecimento Online, v. 3, p. 188-213, 2020.

KOSSAK, Alex. Novo Ensino Médio ou renovação das condições de manutenção da velha dualidade educacional? Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu/RJ. 2020.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

MARCONDES, Maria Inês; FREUND, Cristina; LEITE, Vania Finholdt. BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 220 p. Uma nova abordagem ao estudo das políticas educacionais. Práxis Educativa, v. 12, n. 3, p. 1028-1034, 2017.

MENDES, Natália Maria Duarte; DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento. O Estado da questão sobre a reforma do Ensino Médio e suas implicações para a Educação Física escolar. Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar. ISSN 2675-6218, V. 5, N. 10, P. E5105744-E5105744, 2024.

NEU, Adriana Flávia. Atuação docente de professores de Educação Física de escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria/RS. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS, 2018.

OLIVEIRA, Jordane Lima Dias; LIMA, Augusto José Savedra; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente. Educ. Form., Fortaleza, v. 8, e10905, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/e10905

PONTES, Maicon Felipe Pereira. O trabalho docente dos professores de Educação Física durante a implementação do Ensino Médio politécnico: um estudo em escolas de Ensino Médio na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, BR-RS, 2015.

SOUZA, Luanda Nogueira; EUGENIO, Benedito; PEREIRA, Sandra Márcia Campos. A reforma do Ensino Médio no estado da Bahia e o ensino de Educação Física: O contexto da produção do texto. Educação Por Escrito, v. 13, n. 1, p. e43681-e43681, 2022.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Publicado

2025-08-21

Cómo citar

MONTE, M. M. da S.; RODRIGUES, C. . M. L.; MELLO, R. C. de A. O trabalho docente do professor de educação física diante das reformas educacionais: estado do conhecimento. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15162, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15162. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15162. Acesso em: 5 dic. 2025.