Materiais de baixo custo para experimentação no ensino de física em São Raimundo Nonato-PI
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e12367Palavras-chave:
Ensino de física, Experimentação, Materiais de baixo custo.Resumo
A Física, como uma linha filosófica da natureza, formalizada matematicamente e associada ao cotidiano, tem apresentado desinteresse e falta de afinidade por parte dos discentes que cursam a disciplina. Logo, este trabalho de pesquisa tem como meta o processo de ensino-aprendizagem aplicado aos alunos do ensino médio em relação ao ensino de Física a partir da experimentação com materiais de baixo custo para auxiliá-los nesse processo. Objetivando aprimorar o ensino de Física, foi desenvolvida uma pesquisa em uma escola pública do município de São Raimundo Nonato-PI, através de uma ação docente que utilizou materiais de baixo custo para experimentação. Assim, foi possível analisar as habilidades e competências relacionadas à disciplina de Física e diagnosticar a opinião dos alunos. Os resultados apresentam que práticas experimentais são um fator motivacional para os alunos que cursam a disciplina de Física.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. S. T. d.; ABIB, M. L. V. d. S. Atividades experimentais no ensino de física:
diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de ensino de física, v. 25, p. 176–194, 2003.
BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291–313, 2002.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Prova de Matemática e suas Tecnologias. 2º Dia - Caderno 5 – Amarelo – Aplicação digital, Questão 97. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Prova de Matemática e suas Tecnologias. 2º Dia – Caderno 5 – Amarelo – Reaplicação/PPL, Questão 119. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 1º Dia - Caderno 3 - Branco – Reaplicação/PPL, Questão 84. 2013. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 25 mar. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 1º Dia - Caderno 3 - Branco – Reaplicação/PPL, Questões 52 e 58. 2012. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 29 mar. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 1º Dia - Caderno 9 - Branco – Reaplicação/PPL, Questão 79. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 25 mar. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dia 1 - Caderno 1 - Azul – Aplicação regular, Questão 78. 2010. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos. Acesso em: 29 mar. 2022.
CAPISTRANO, L. L. M. Caminhos e descaminhos das aulas experimentais no ensino de
física. Cadernos Macambira, v. 5, n. 2, p. 312–321, 2020.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em
textos de experimentação no ensino de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 219–238, 2016.
HEINECK, R.; VALIATI, E. R. A.; ROSA, C. d. Software educativo no ensino de física:
análise quantitativa e qualitativa. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia, v. 42, n. 6, p. 1–12, 2007.
LOSS, L.; MACHADO, M. de. L. Pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina de
física: experiências didáticas. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro, 2005.
MORAES, J. U. P. A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. Scientia Plena. v. 5, n. 11. 2009.
MUSSI, R. F. de F.; MUSSI, L. M. P. T.; ASSUNÇÃO, E. T. C.; NUNES, C. Pi. Pesquisa quantitativa e/ou qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 414–430, 2019.
PIETROCOLA, M. Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma
concepção integradora. [S.l.: s.n.], 2005.
PLICAS, L. M de A.; PASTRE, I. A.; TIERA, V. A. O. O uso de práticas experimentais em Química como contribuição na formação continuada de professores de Química. Instituto de Biociências, letras e Ciências Exatas–UNESP, São José do Rio Preto, 2010.
ROSA, C. T. W. da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2012.
ROSA, C. T. W. da; DARROZ, L. M.; MARCANTE, T. E. A avaliação no ensino de física: práticas e concepções dos professores. Revista electrónica de investigación em educación en ciencias, Unicen, v. 7, n. 2, p. 41–53, 2012.
SILVA, M. N. M.; ROCHA FILHO, J. B. da. O papel atual da experimentação no ensino de física. Salão de Iniciação Cientifica, XI, p. 903–905, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Soares Nascimento, Leia Soares da Silva, José Moreira de Sousa, Ana Paula Monteiro de Moura (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.