A docência universitária e os professores bacharéis

o estado da questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3647

Palavras-chave:

Formação de Professor, Professor Bacharel, Ensino Superior

Resumo

A discussão sobre a formação de professores surge em diversos contextos e trajetórias formativas. Desse modo, este estudo objetivou compreender os aspectos da docência no magistério superior dos professores bacharéis e a relação da formação de professores, saberes e práticas de ensino, nas pesquisas de dissertações e teses. Em especial, dos professores que possuem formação em nível de bacharelado. A abordagem deste estudo é qualitativa, utilizando o Estado da Questão nos escritos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004) como tipo de pesquisa. Tivemos como resultados deste mapeamento 11 trabalhos que dialogam sobre a formação dos professores bacharéis. Nos resultados apresentados nas investigações, percebe-se esses professores, não possuem formação específica para a docência no Ensino Superior. Concluímos a necessidade de pensar formações continuadas nas Instituições de Ensino Superior que possam contribuir para as especificidades acerca da docência.

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Biografia do Autor

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Pedagogia, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de pós-graduação da Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Ceará (FUNCAP).

Mayara Alves Loiola Pacheco, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação a Distância. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). 

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduado em Pedagogia e em História, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009).

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Pedagogia e Administração. Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE) realizou pesquisas na área de Formação Docente e Avaliação do Ensino - Aprendizagem no Ensino Superior.

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

MONTEIRO, R. R. M.; PACHECO, M. A. L.; MAGALHÃES JUNIOR, A. G.; SILVA NETA, M. de L. da. A docência universitária e os professores bacharéis: o estado da questão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–15, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3647. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3647. Acesso em: 22 dez. 2024.