A docência universitária e os professores bacharéis
o estado da questão
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3647Palavras-chave:
Formação de Professor, Professor Bacharel, Ensino SuperiorResumo
A discussão sobre a formação de professores surge em diversos contextos e trajetórias formativas. Desse modo, este estudo objetivou compreender os aspectos da docência no magistério superior dos professores bacharéis e a relação da formação de professores, saberes e práticas de ensino, nas pesquisas de dissertações e teses. Em especial, dos professores que possuem formação em nível de bacharelado. A abordagem deste estudo é qualitativa, utilizando o Estado da Questão nos escritos de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004) como tipo de pesquisa. Tivemos como resultados deste mapeamento 11 trabalhos que dialogam sobre a formação dos professores bacharéis. Nos resultados apresentados nas investigações, percebe-se esses professores, não possuem formação específica para a docência no Ensino Superior. Concluímos a necessidade de pensar formações continuadas nas Instituições de Ensino Superior que possam contribuir para as especificidades acerca da docência.
Downloads
Referências
BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio. Formação pedagógica de docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da Questão. Revista Educação em Questão. v. 54, n.40, p.42-74, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9848. Acesso em: 06 ago. 2019.
CARVALHO, Renata Innecco Bittencourt de. A prática pedagógica do bacharel professor da área de comunicação social. 2012. 248 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
CHIAPETA, Ana Paula Pessoa Brandão. O aprendizado da docência no Ensino Superior: experiências e saberes compartilhados por professores do curso de direito sobre o constituir-se professor. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.
COSTA, Sílvia Maria de Moura Bonjour. A construção do saber pedagógico do professor bacharel: percepções de professores do IFMT/Rondonópolis. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2014.
CÔRTES JÚNIOR, Lailton Passos. As Representações Sociais de "QUÍMICA AMBIENTAL": contribuições para a formação de bacharéis e professores de Química. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
Disponível em: 10.11606/D.81.2008.tde-04122014-155043. Acesso em: 14 jun. 2019.
FINOQUETO, Leila Cristiane Pinto. Entre Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: Reformas no Ensino Superior e a Constituição de Identidades dos Profissionais de Educação Física da ESEF/UFPel. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
GAUTHIER, Clermont; MORTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed Unijuí, 1998.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação século XXI. Porto Editora, 1999.
JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação Continuada de Professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadoras. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858/760. Acesso em: 12 jul. 2019.
MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos; PACHECO, Mayara Alves Loiola; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da. Docência universitária: percursos formativos de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e381974328, 2020. Disponível em: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/4328/3530. Acesso em: 19 jun. 2020.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria.;THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional., Fundação Carlos Chagas, v. 15. n. 30. p.5-16, jul/dez. 2004. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1203/1203.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
ORO, Maria Consoladora Parisotto. A docência universitária e a importância do apoio institucional à formação pedagógica dos professores bacharéis: o caso da Unioeste/Campus Cascavel-PR. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.
PACHECO, Mayara Alves Loiola; MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Formação, saberes e práticas de ensino dos professores do curso de medicina veterinária: uma aproximação ao estado da questão... In: Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente. Anais... Redenção-CE, UNILAB, 2020.
PEREIRA, Diego Carlos. Ser bacharel e professor formador de professores: narrativas, formação e identidade. 2016. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de PósGraduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
PEREIRA, Telma Amélia de Souza. Perspectiva de docentes bacharéis sobre a inclusão de pessoas com deficiência: o caso do Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto. 2017. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
REHEM, Cácia Cristina França. Docência universitária e bacharéis docentes: processos formativos e a prática pedagógica. 2018. 184 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
SILVA, Marcos Gonçalves da. Contribuições do mestrado em educação para a formação de professores universitário bacharéis. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rachel Rachelley Matos Monteiro, Mayara Alves Loiola Pacheco, Antonio Germano Magalhães Junior, Maria de Lourdes da Silva Neta (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.