Ritmo, movimento e educação: a inserção da dança nas aulas de educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16442

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Escola, Formação de Professores

Resumo

Este estudo analisa criticamente os desafios e potencialidades da inserção da dança como conteúdo da Educação Física escolar. O objetivo é refletir sobre os limites e possibilidades dessa inserção, com ênfase na formação e prática de professores. A metodologia é qualitativa, exploratória, desenvolvida como estudo de caso em escolas públicas do Distrito X no ano de 2025, envolvendo análise documental, entrevistas e observações com professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental. Os referenciais teóricos centrais são Brasil (2018), Darido (2006, 2011) e Soares et al. (2002). Os resultados apontam que, apesar dos avanços normativos, a efetivação da dança nas escolas é dificultada por lacunas na formação docente, barreiras estruturais, resistência sociocultural e metodologias tradicionais. Destaca-se a necessidade de políticas públicas para formação inicial e continuada, ampliação da infraestrutura e valorização da pluralidade cultural para viabilizar uma experiência significativa e inclusiva da dança na Educação Física escolar.

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Biografia do Autor

Maria Iranilda Meneses Almeida , Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Docente da Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e da Prefeitura de Municipal Fortaleza (SME).

Stela Lopes Soares, Universidade Estadual do Ceará

Doutora com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará-UECE/ Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Docente da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

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Publicado

09-12-2025

Como Citar

ALMEIDA , M. I. M.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. . S. Ritmo, movimento e educação: a inserção da dança nas aulas de educação física escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e16442, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e16442. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16442. Acesso em: 15 dez. 2025.