Ritmo, movimento e educação: a inserção da dança nas aulas de educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e16442Palavras-chave:
Dança, Educação Física, Escola, Formação de ProfessoresResumo
Este estudo analisa criticamente os desafios e potencialidades da inserção da dança como conteúdo da Educação Física escolar. O objetivo é refletir sobre os limites e possibilidades dessa inserção, com ênfase na formação e prática de professores. A metodologia é qualitativa, exploratória, desenvolvida como estudo de caso em escolas públicas do Distrito X no ano de 2025, envolvendo análise documental, entrevistas e observações com professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental. Os referenciais teóricos centrais são Brasil (2018), Darido (2006, 2011) e Soares et al. (2002). Os resultados apontam que, apesar dos avanços normativos, a efetivação da dança nas escolas é dificultada por lacunas na formação docente, barreiras estruturais, resistência sociocultural e metodologias tradicionais. Destaca-se a necessidade de políticas públicas para formação inicial e continuada, ampliação da infraestrutura e valorização da pluralidade cultural para viabilizar uma experiência significativa e inclusiva da dança na Educação Física escolar.
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